O sal da terra

Há um tempo vinha escutando falar desse documentário sobre o Sebastião Salgado e resolvi ver hoje (sim, tem no Netflix).

Ok, eu sabia que ele era aquele fotógrafo famoso pelas belas fotos em preto e branco retratando a seca no nordeste, os mineiros em Serra Pelada e… er… só. Não imaginava a extensão, a profundidade e a sensibilidade da obra que foi muito além de retratar “tragédias” humanas, deixando também esperança em dias melhores pro nosso tão maltratado planeta.

Entre viagens pelo mundo pra retratar os horrores das guerras, êxodos humanos, desigualdade social, ele ainda teve tempo de, junto com a esposa (que merecia outro filme só pra ela, porque também é um grande talento), recuperar a mata degradada da fazenda onde nasceu e dar início ao Instituto Terra, uma ONG para preservação ambiental. E uma nova fase nas suas fotografias se iniciou a partir daí.

É preciso muita coragem pra presenciar os fatos que ele presenciou e contar, em fotos, as histórias que ele contou. E muito talento pra conseguir eternizar em uma imagem a beleza daquele segundo cheio de sensibilidade, humanidade e poesia.

Post Author: Layllis

Deixe uma resposta