Radar de tendências: As novas calças “masculinas”

As tendências da moda podem funcionar de diversas formas mas dois costumam ser os principais caminhos traçados por elas:

  1. Após pesquisas e baseado num conceito particular um designer resgata ou cria uma peça nova apostando suas fichas neste carro chefe; a noticia se espalha, as pessoas  começam a procurar, outros designers aderem e BOOM, temos uma new trend.
  2. Diferentes conceitos de coleções e designers vão se popularizando, as pessoas aderem ao dia-a-dia, elas mesmas vão adaptando e misturando tudo em seus guarda-roupas e assim, percebendo uma procura por algo que ainda não existe os designers tem que adaptar e criar algo que o público já está consumindo (ou querendo consumir).

Apesar de parecerem similares, a diferença básica entre esses modos de popularização de algo é que em um o designer sugere ao público o que será objeto de desejo daquele momento, apostando no seu faro para novidades, e no outro ele tem que se adaptar a uma demanda já existente do público, por vezes apenas oficializando algo que já estava circulando nas ruas.

É aí que entram as tais “novas calças” do título do post.

E como são essas calças?

Para definir o modelo eu diria que são calças de cintura alta (normalmente com pregas), mais largas na parte de cima e que se ajustam ao descer as pernas, com a bainha alta e normalmente de um material próximo ou imitando alfaiataria (como linho ou lã). No entanto não são exatamente iguais a modelos “femininos” parecidos como pantacourts ou clochard.

   
Exemplos de calça pantacourt e calça clochard “femininas”.

Eu me deparei com essa “novidade” ao procurar para mim um tipo de calça que já tinha notado circulando há um tempo em publicações de moda e nos trendsetters da vida. Mas a verdade é que ela não é uma calça exatamente nova, por assim dizer.

Se encaixando no segundo exemplo mencionado acima, ela vem de uma junção de tendências que já estão presentes nas coleções masculinas têm alguns anos. Mescla o oversize, fugindo do padrão justinho que acompanhou o armário masculino desde o início dos anos 2000, entra na onda da moda agênero (que mencionamos neste post) – afinal, o armário feminino tem calças similares desde muuuito tempo atrás – e por fim combina alfaiataria com moda esportiva, algo muito presente em todos os últimos grandes desfiles.

 

Mas então quer dizer que essas calças já existiam?

Sim e não. Até para comprar foi relativamente fácil. Nem precisei comprar modelos femininos como imaginei que fosse ter que fazer. Achei duas ótimas opções em marcas mais antenadas com a nova moda masculina (Zara e Forever 21). O que não foi nada fácil foi saber COMO procurá-las.

O que quero dizer é que este tipo de calça, apesar de seguir um padrão que está ficando cada vez mais definido, não tem um nome específico. Ou se tem nem eu nem boa parte das marcas e da internet está sabendo.

As duas calças que eu comprei não traziam para o modelo um nome em comum, sendo descrita como “Relaxed Cropped” na Forever 21 e na Zara como “Wide Cut”. Tão pouco os diversos modelos encontrados na internet apresentam uma descrição semelhante apesar de variarem muito pouco.

E importa o nome?

Sim e não. Roupa (como qualquer coisa) nós compramos porque gostamos e muitas vezes nem sabemos direito a descrição ou nome técnico do que estamos levando. Então claro que se a calça se chama calçoletas aprimoradas ou pantacourt masculino não faz a maior diferença.

Mas, como é comum ao mercado, rótulos existem e estão aí para facilitar nossas vidas com os produtos (e só com eles, vamos combinar?). Ainda mais quando se trata de novidades e popularização de algo. Se soubesse de antemão um nome específico para este modelo de calças minha busca teria sido facilitada MUITA COISA, ia inclusive ajudar a fazer este post e divulgar esta nova tendência.

Ok, mas eu posso usar?

Como sempre falamos aqui, estamos em 2018 e esse negócio de quem pode usar o que já passou… Para usar uma roupa (ou para qualquer outra coisa na vida, na verdade) a única coisa que temos que ter é coerência e satisfação. Esse tipo de calça pode ficar bem em qualquer tipo de corpo especialmente se você gostou e quer usar. O que não adianta é vestir algo que não tem nada a ver com você só porque está na moda. No final isso que pode gerar um estanhamento nas pessoas, já que, afinal, as roupas são apenas um reflexo da nossa personalidade.

Ainda é válida uma crítica ao preconceito que existe com alguns tipo de peças e esta calça pode gerar, já que é fortemente influenciada pela moda agênero e carrega semelhança com modelos tradicionalmente femininos: vista o que te faz bem e seja você. Novidades sempre vão assustar certas pessoas que tem medo de mudanças e não conseguem viver por si só, apenas sob aprovação da sociedade.

Então, pode usar sem medo sim! E se quiser mais inspiração para investir nestas novas calças dá uma olhada nesta nossa pasta do Pinterest!

Ah, e se por acaso você descobriu o nome do modelo conta pra gente nos comentários! 😉

Post Author: Destilos

Deixe uma resposta