Harmonização facial: a novidade estética que está fazendo cabeças (e aprimorando rostos)

Você pode até nunca ter ouvido falar no termo harmonização facial mas com certeza já o viu por aí. O conjunto de procedimentos estéticos que é chamado desta forma esta cada vez mais comum e ganhando novos adeptos todos os dias por contar com muitos processos minimamente invasivos e conseguir ótimos resultados.

Como o próprio nome já dá a dica, a harmonização facial visa proporcionar uma melhor harmonia do rosto de forma geral. Os procedimentos mais comuns incluídos nela são preenchimentos com ácido hialurônico, aplicação de botox, bichectomia e ajustes odontológicos (como aplicação de facetas e clareamento) mas eles variam de paciente para paciente de acordo com a análise do especialista.

Por ter procedimentos menos invasivos e sem grandes cirurgias, além de proporcionar uma recuperação mais rápida para o paciente, a harmonização facial pode ser realizada por profissionais como dermatologistas e dentistas e não somente por cirurgiões plásticos. De qualquer forma, é sempre importante escolher um bom profissional se você pretende encarar a mudança. Consultar certificados e buscar por referências de quem já se consultou com o responsável é sempre uma boa ideia.

Mas afinal, como são os procedimentos?

Além dos já citados, outros motivos do sucesso dos procedimentos tem relação direta com seus resultados: além de ficarem mais naturais a maioria deles é temporário (o que é sempre útil caso você mude bastante de opinião ou tenha medo de coisas definitivas). Muitas vezes vemos pessoas que se submeteram a nova moda e apesar de percebermos que elas estão mais jovens e bonitas não conseguimos dizer exatamente o que mudou tal a suavidade das técnicas.

Os preenchimentos (normalmente feitos com ácido hialurônico) costumam entrar para preencher contornos e volumes perdidos ou inexistentes. Ultimamente o temos visto muito nos lábios das estrelas (hello, Kyle Jenner!), amenização dos sulcos abaixo dos olhos (atenuando as famosas olheiras) e contorno do rosto.

O já conhecido botox além de paralisar os músculos que causam as rugas também arqueia sobrancelhas, corrige sorriso gengival e “diminui narinas”.

A bichectomia é um procedimento cirúrgico de pequeno porte, realizado com anestesia local em consultório. Consiste em retirar uma pequena parte do acúmulo de gordura da região interna das bochechas, ressaltando assim a maça do rosto e tornando-o mais “fino”.

Clareamento e aplicação de facetas nos dentes são procedimentos executas apenas por odontologistas capacitados e servem para deixar o sorriso mais branco e “cobrir” dentes imperfeitos com facetas de material adequado para melhorar o aspecto do sorriso, respectivamente.

Outras técnicas envolvem a modelação do nariz, redução da papada e liftings de diversos tipos.

Quem está fazendo?

A divulgação das novas técnicas e o grande alcance da internet ajudou bastante na adesão das pessoas à harmonização facial. Se antes as celebridades faziam tudo na surdina para não serem julgadas e mesmo assim apareciam completamente diferentes de uma hora para outra, na era do Instagram a exposição de procedimentos como estes não é mais tabu e influencers e artistas assumem com naturalidade a busca pela melhor versão de si mesmos. Logo, seus fãs e seguidores tem conhecimento mais rapidamente das novidades da industria estética e conseguem buscar pelo que lhes agrada também.

O ator Osmar Silveira, a atriz Paolla Oliveira, a ex-bbb Fani Pacheco, o ex-De férias com o ex Claudio Matos, a apresentadora Carol Nakamura e a ex-fazenda Bárbara Evans são algumas das celebridades que sabemos por fato terem passado pela nova tendência. Além deles ainda temos as diversas outras com fortes indícios de que também passaram por “lapidações” (hello, Kyle again!).

    
    

Nós falamos com a DJ, drag queen e performer Rebecca Foxx que nos contou sua experiência. Ela, que fez preenchimento no malar, mandíbula, boca, nariz, bigode chines, queixo e arco do cupido, além da aplicação de toxina butolínica na testa  – com arqueamento de sobrancelhas – e correção do sorriso gengival (também com botox), nos contou sua experiência: “Amei o resultado e com certeza vou fazer de novo. Da uma viciada, né? Mas não faz mal e deixa a pele linda. É um investimento, mas vale muito a pena. Eu me achei muito mais bonito tanto de menino quanto de drag depois.” Rebecca também contou que fez peeling quimico e laser de CO2 fracionado pra melhorar o aspecto da pele mas que esses tratamentos devem ser feitos antes do preenchimento.

   

E você?

Se você se interessou pelos procedimentos e pensa em fazer algo para dar um tapa no vizu o primeiro passo é procurar um profissional capacitado (com referências e qualificações em mãos ;)). Ele poderá te dizer se acha que é realmente necessário e o que é mais indicado para que seu rosto fique mais harmônico. É importante lembrar que muitos dos procedimentos além da indicação estética também ajudam em diversos aspectos funcionais.

No mais, o importante é se sentir bem consigo mesmo e se amar do jeito que somos. Conseguir fazer isso sozinho é o ideal mas elevar nossa autoestima com uma pequena ajudinha pode ser aquele empurrãozinho que faltava, né?

Post Author: Marcio Oliveira

Deixe uma resposta