Resumão Game of Thrones – Parte 10: Quarta Temporada

Vamos lá, gente. Um mês pra oitava e última temporada! Vamos lembrar da quarta, que tem como grande destaque o Tyrion e os acontecimentos em Porto Real envolvendo ele.

 

SPOILEEEEERS!

 

 

TYRION

Tywin pega a espada de ned e transforma em duas. Uma pra Jaime, que se tornou comandante da guarda real, e uma pra Joffrey como presente de casamento.

Desperdício de aço valiriano é armar Lannister

 

Príncipe Doran Martell é convidado para o casamento real mas como é doente, seu irmão vai em seu lugar. Oberyn Martell na verdade quer se vingar do Montanha pela morte de sua irmã e sobrinhos.

Oberyn

 

Varys avisa Tyrion que Cersei descobriu sobre sua amante. Ele tenta convencê-la a fugir em segurança pra longe mas ela se recusa a ir e ele finge que a despreza pra poder protege-la. Ela foge revoltada.

Jaime começa a treinar sua mão esquerda para usar espada, tendo aulas com Bronn.

Agora tem uma mão de ferro pra bater também

 

No casamento de Joffrey e Margeary, Tyrion é ridicularizado por Joffery que o obriga a servir vinho a ele. Joffrey morre envenenado apontando para ele e Cersei em desespero manda prender Tyrion pelo assassinato.

 

Tyrion é preso e descobre que será julgado. Ordena que Podrik fuja da cidade com ajuda de Jaime porque corre risco de vida por sua proximidade com Tyrion.

Tywin oferece o Montanha a Oberyn e pede que em troca Oberyn seja um dos 3 juízes do julgamento de Tyrion, ao lado dele próprio e Lorde Tyrell, que votaria no que Tywin decidisse de qualquer forma. O resultado seria o que Tywin decidisse no final das contas, mas ele precisava de alguém que nunca seria comprado por ele pra que o julgamento tenha algum crédito.

Margaery se aproxima de Tommen para garantir que o rapaz não seja manipulado por Cersei contra ela, e dá certo. Ele se apaixona.

Tadinho

 

Jaime envia Brienne com sua nova espada de aço valiriano para encontrar Sansa e protege-la, cumprindo sua promessa a Catelyn. Ele pede que ela leve Podrik como seu escudeiro a pedido de Tyrion.

Feliz da vida

 

Tommen é coroado.

Tadinho mesmo

 

O julgamento de Tyrion começa e Cersei, Meryn Trant, Pycelle, até Varys testemunham contra ele. No intervalo, Jaime pede ao pai que poupe a vida de Tyrion e ele aceita na hora dizendo que, quando for julgado culpado, Tyrion vai ter apresentado a opção de entrar pra Patrulha da Noite. Ele ainda exige que Jaime volte pra Rochedo Casterly como herdeiro. Jaime percebe que o julgamento é um jogo do pai pra conseguir se livrar de Tyrion e fazer de Jaime seu herdeiro finalmente. Ele combina com Tyrion de aceitar a proposta de ir para Castle Black e o julgamento reinicia, porém a próxima testemunha é Shae. Ela mente dizendo que Tyrion planejou o assassinato com Sansa e o envergonha falando de suas intimidades no sexo. Ele explode e diz que salvou a cidade inteira na batalha de Blackwater Bay e que devia ter deixado Stannis matar todo mundo. Diz que não foi ele quem matou Joffrey mas gostaria de ter sido, e exige um julgamento por combate, num dos melhores monólogos da série.

 

De volta à cela, ele pede a Jaime que seja seu campeão mas Jaime recusa por causa de sua mão. Bronn também recusa porque ganhou de Cersei um casamento com uma mulher bem nascida. O campeão de Cersei será o Montanha, e Oberyn se oferece pra ser o campeão de Tyrion pra poder ter a chance de se vigar pela irmã.

O julgamento por combate começa e Oberyn leva a melhor mas fica exigindo que o Montanha confesse que estuprou e matou Elia Martell, sua irmã, e o nome do mandante, confiante de que teria a confirmação do envolvimento de Tywin no crime. O Montanha o derruba enquanto está distraído e o mata, desmaiando logo depois devido ao veneno que Oberyn usou na lança do combate. Tyrion é condenado à morte.

 

Qyburn garante a Cersei que consegue salvar o Montanha da morte mas que ele não será o mesmo. Ela conta ao pai sobre seu relacionamento com Jaime e ameaça contar a todos caso seja forçada a casar com Loras Tyrell. Tyrion é libertado por Jaime e antes de fugir passa no quarto de Tywin e encontra Shae, e a mata. Ele vai até o banheiro atrás de Tywin e o encontra na privada, e o mata também. Ao sair, ele é recebido por Varys que preparou sua fuga de barco a pedido de Jaime, mas o sino da cidade toca anunciando a morte de Tywin, e Varys, com medo, decide embarcar com Tyrion também, rumo a Essos.

 

SANSA

Sansa vai ao bosque pra ficar sozinha, ainda arrasada com o casamento vermelho, e Dontos a encontra e a agradece por ter salvo sua vida. Ele teria sido morto por joffrey e Sansa havia proposto que ele fosse um bobo da corte ao invés disso, e joffrey aceitou. Dontos dá a ela um cordão de sua família em gratidão, e ela o usa.

Dontos

 

Durante a confusão da morte de joffrey no casamento, Dontos foge com Sansa. Eles chegam a um barco. Baelish está lá esperando por eles e mata Dontos pra que ele não acabe contando a ninguém sobre sua participação na fuga de Sansa. Ele revela que Dontos foi comprado por ele e ordenado a entregar o cordão com veneno a ela pra que fosse usado por outra pessoa no casamento pra matar joffrey. Ele ganha Sansa pra manter seus planos de domínio do Norte, que incluem se casar com a tia dela, Lysa. E Olenna Tyrell, que foi quem envenenou Joffrey usando o veneno do cordão de Sansa, ganha Tommen Baratheon como novo noivo de sua neta e a livra do perigo de Joffrey, mantendo-se ainda na família Real.

Baelish casa com Lysa assim que chega ao Vale e Sansa se hospeda por lá sob nome falso por ser ainda procurada pelo assassinato de Joffrey. Lysa deixa escapar que envenenou seu próprio marido, o ex Mão do Rei que aparece já morto no primeiro episódio da série e que investigava os bastardos de Robert, e que ela mandou a carta pra Catelyn incriminando os Lannisters, tudo a mando de Baelish.

Baelish conversa com Sansa e diz que matou Joffrey pra vingar sua mãe e a beija, sabendo que Lysa o observa da janela. Lysa então ameaça Sansa no Portão da Lua, que é um buraco no chão do palácio com um abismo embaixo onde eles jogam pessoas que condenam à morte. Baelish a convence a poupar Sansa, e ao acalmá-la a joga no Portão da Lua, se tornando o Lorde do Vale.

 

Baelish é questionado por nobres do Vale e Sansa o ajuda a convencê-los de que ele só estava tentando defende-la contra a tia descontrolada.

Sansa – black of hair

 

ARYA

Sandor Clegane, após o casamento vermelho, decide que vai levar Arya pra sua tia Lysa no Vale. No caminho, eles param numa estalagem e Arya reconhece Polliver, que havia roubado sua espada Agulha e matado um dos meninos que estavam no grupo com ela indo para a Muralha. Sandor e ele acabam discutindo e começa uma briga. Sandor mata vários dos homens que estão lá e Arya aproveita pra recuperar Agulha e matar Polliver da mesma forma que ele matou o garoto.

 

Brienne e Podrick passam na estalagem onde Torta Quente agora trabalha e Brienne pergunta por Sansa. Ele reluta mas acaba contando sobre o possível paradeiro de Arya, com quem conviveu um tempo. Eles partem para o Vale.

Após uma confusão no caminho que resulta em Arya matando um ex companheiro de cela de Jaqen que havia a ameaçado antes, Arya e Sandor começam a se aproximar.

Arya e Sandor chegam ao Vale e são informados de que a tia dela morreu. Arya ri alto.

To rindo mas é de maluca

 

Brienne e Podrick encontram Arya e Sandor no caminho, e Brienne se oferece pra protegê-la. Sandor diz que ela não é confiável porque está vestida com uma armadura Lannister e usando uma espada com o Leão da família. Arya recusa sua ajuda por seu ódio aos lannisters e Sandor e Brienne lutam. Ela vence mas Arya some. Quando Brienne e Podrick vão embora, Arya volta para onde Sandor agoniza após sua derrota. Ele implora pra que ela o mate e ela rouba seu dinheiro e o deixa pra morrer.

 

Ela chega a um porto e tenta pedir ao capitão de um barco que a leve para o Norte, mas ele diz que vai para Braavos. Ela lembra da Moeda que ganhou de Jaqen e das palavras “valar morghulis”. O capitão a aceita no barco de graça e Arya parte pra Braavos.

 

THEON

Roose Bolton chega com sua nova esposa em Forte do Pavor onde Ramsey está com Theon, que a essa altura já se chama Fedor e perdeu totalmente sua autonomia e virou um capacho patético de Ramsey. Lorde Bolton critica o que fez com Theon mas Ramsey mostra que o cara foi totalmente domesticado e agora o obedece cegamente. Ramsey obriga Fedor a contar que não matou os meninos Stark, e Bolton envia Locke para procurá-los e matá-los, e também a Jon Snow, todos candidatos a herdeiros do Norte. Eles querem chegar a Winterfell, que agora pertence a eles, mas no meio do caminho alguns homens de ferro dos Greyjoy dominam Fosso Cailin, e Bolton planejava entregar Theon em troca da liberação do local. Ramsey se oferece pra tentar isso de outra forma e seu pai promete que conseguindo, será legitimado como um Bolton e não seria mais um bastardo.

Você me ama, Fedor?

 

Yara chega ao Forte do Pavor e tenta resgatar Theon mas ele tá tão transformado que se recusa a ir, e assume seu novo nome Fedor. Ramsey bota Yara e seus homens pra correr e ela passa a considerar que seu irmão morreu.

Fedor é enviado ao Fosso Cailin disfarçado de Theon Greyjoy, que ele não é mais, e oferece a rendição pacífica aos homens de ferro de lá. Ao aceitarem, Ramsey entra no local e mata e esfola todos eles. Agora eles estão com o caminho livre pra Winterfell e Ramsey consegue ser legitimado como um Bolton.

 

DAENERYS

Daenerys e seus exércitos no caminho para a próxima cidade, Meereen, encontram uma criança escrava pregada num poste e morta. Ela descobre que existe uma criança escrava morta a cada poste pelo caminho até a cidade.

Eles que me aguardem

 

Daenerys chega nos portões de Meereen e é recebida por um campeão da cidade. Daario acaba com ele. Ela atira os colares dos escravos que libertou pra dentro da cidade, avisando aos escravos de lá que ela veio pra libertá-los também.

 

Daenerys envia Verme Cinzento e outros homens para se infiltrarem em Meereen pelo esgoto e armarem os escravos, que começam uma rebelião, tomando a cidade pra ela. Ela então prega os Mestres de lá como as crianças escravas que viu pregadas no caminho.

I’ll answer injustice with justice!

 

Ao saber que Astapor e Yunkai voltaram a ter escravos, Daenerys desiste de navegar com seus exércitos pra Westeros por enquanto e reinar em Meereen pra estabelecer melhor a libertação de todos os escravos.

Daenerys e Daario se aproximam, assim como Missandei e Verme Cinzento. Barristan Selmy recebe uma carta enviada por Tywin com um perdão Real a Jorah por espionar Daenerys. É uma tentativa de Tywin de enfraquecer Daenerys, depois que as notícias de seu crescimento em Essos chegaram aos seus ouvidos. E dá certo, Jorah é exilado novamente, dessa vez por Daenerys, a quem passou a amar.

NÃO ME TOCA

 

Daenerys recebe um homem sofrido em seu trono que pede ajuda por ter perdido sua filha queimada por um de seus dragões. Ela sabe que foi o maior deles quem fez isso, mas ele não é mais visto por ela há um tempo, e ela prende os outros 2, sofrendo muito com isso.

Meus bebês…

 

JON SNOW

Jon se apresenta perante a Patrulha e reconhece que matou Qhorin Meia Mão e que traiu seus votos dormindo com Ygritte. Janos Slynt, que foi mandado pra Muralha por Tyrion depois de ter comandado as mortes dos bastardos de Robert junto com a Guarda de Porto Real, e Ser Alliser Thorne, que nunca gostou de Jon, acham que ele deveria ser executado. Meistre Amon entende as motivações de Jon e reconhece o valor das informações que ele trouxe, e o libera.

Quem manda aqui é o Meistre Amon F*** Targaryen baby

 

Sam manda Gilly pra um prostíbulo por achar mais seguro que ficar na Muralha com ex estupradores. O grupo de selvagens de Tormund e Ygritte ataca e mata todos em um vilarejo, permitindo que um garoto chamado Olly fuja e conte para a Patrulha que eles estão chegando.

Olly ainda bonzinho

 

Patrulheiros também chegam com notícias de como as coisas estão na casa de Craster e eles resolvem ir até lá pra evitar que os selvagens cheguem lá antes e descubram que Jon mentiu sobre a quantidade de homens que existe em Castle Black. Eles partem pra lá e Locke, que se infiltrou entre os patrulheiros mandado por Bolton, se voluntaria a ir junto.

Conheço esse cara

 

Na fortaleza de Craster, um dos ex patrulheiros leva o último filho recém-nascido de Craster para ser ofertado aos walkers.

Bran e seu grupo estavam perto e são capturados por eles, que acabam descobrindo quem ele é.

Passatempo do bran agora é esbarrar com Jon e se esconder do dele

 

Um White walker pega o bebê e o leva para onde ficam os outros walkers, e o líder, Rei da Noite, o transforma em walker.

OMG!

 

Os Patrulheiros se preparam pra atacar os ex Patrulheiros na Fortaleza de Craster e Locke, que percebeu que Bran estava lá como prisioneiro, se prepara pra aproveitar a confusão e tentar pegar o garoto. Quando ele tenta leva-lo embora, Bran entra em Hodor e o mata. Jojen o aconselha a não revelar sua presença a Snow, pois seu irmão jamais permitiria que ele continuasse seguindo para o Norte. Eles vão embora e Jon não fica sabendo que seu irmão esteve ali perto dele. Jon e a patrulha derrotam os rebeldes e queimam a casa de Craster, libertando as mulheres.

O grupo de Ygritte chega no Prostíbulo onde Gilly foi com seu filho para trabalhar na limpeza e cozinha, e matam várias pessoas ali. Ygritte poupa Gilly e seu bebê, que estão escondidos. As notícias chegam à Muralha e Sam se arrepende de ter deixado ela lá, e acha que Gilly agora está morta.

Gilly chega à Muralha sã e salva e é recebida por Sam. O ataque dos selvagens começa ao sinal de uma enorme fogueira na floresta. Eles atacam dos 2 lados, como planejado. Jon praticamente comanda a vitória da Patrulha, que teve muitas baixas. Tormund é aprisionado. Ygritte é atingida por Olly e morre nos braços de Jon. Eles expulsam o exército do Norte mas Jon sabe que não há como aguentarem o próximo ataque. Ele resolve ir pessoalmente até Mance, desarmado para conversar, e arranjar um jeito de matá-lo para dispersar os clãs dos selvagens e acabar com a guerra.

Jon encontra Mance mas, antes que tente algo, Stannis e Davos chegam com seu exército e derrotam os selvagens. Mance é aprisionado.

 

BRAN

Bran descobre num sonho que o Corvo de 3 Olhos o espera embaixo de uma Árvore Coração no Norte. Ele e seu grupo seguem pra lá.

Após passar por Jon, Bran chega à Árvore dos seus sonhos, mas mortos se levantam e atacam o grupo, matando Jojen. O resto do grupo consegue entrar na caverna com a ajuda de Filhos da Floresta, e o Corvo de 3 Olhos os recebe lá dentro, dizendo a Bran que ele nunca mais voltará a andar, mas irá aprender a voar.

 

Agora é contagem regressiva, gente! Faltam 3 posts e a última temporada é logo depois! Qual seu nível de ansiedade?

Até a próxima!

 

 

Post Author: Felipe Lyrio

Deixe uma resposta