Como customizar os seus sapatos

Moda sustentável é um assunto cada vez mais em pauta dentro e fora do universo fashion. Indo contra o consumo desenfreado e procurando repensar não só como as peças que usamos são feitas ou afetam o meio ambiente, este pensamento também prega a reutilização e o reaproveitamento de roupas e acessórios que antes apenas passaríamos para frente.

É aí que entra em cena um grande parceiro de quem, assim como eu, gosta de estar sempre diferente e antenado com a moda mas não quer simplesmente refazer o guarda-roupa a cada estação: a customização.

Para mim já é costume customizar peças antigas ou guardadas e assim transformá-las em novas com apenas algumas modificações. Foi o caso desse par de sapatos que eu havia comprado e não veio exatamente como eu queria. Depois de um tempo guardados, tirei eles da caixa para não virarem um peso morto e eu ter que adquirir mais um. Assim, com dois dias de trabalho e mais um tempinho de espera (menos do que demoraria pra receber um novo pelos correios) eu acabei com sapatos novinhos e, melhor ainda, do jeitinho que eu queria!

Você também pode usar esse tipo de personalização que eu apliquei aqui para mudar pares antigos ou transformar um velhinho em uma nova versão de si mesmo. Quer saber como? Assiste nosso vídeo com o tutorial completo e acompanhe aqui o passo-a-passo:

Os sapatos antes da transformação.

O processo:

Na transformação que vou descrever para vocês eu pintei de branco apenas a sola (bege/marrom) de um par de sapatos que eu tinha guardado. O resto do sapato permaneceu inalterado.

Materiais:

Para realizar a mudança eu precisei de algumas coisinhas (que obviamente não foram usadas apenas aqui mas também em outras customizações). Foram elas:

1) Folhas de jornal velho

2) Tinta spray adequada à superfície pintada

3) Verniz fixador (eu usei o fosco mas depende da sua preferência de acabamento)

4) Fita crepe

5) Filme plástico (você pode usar também sacolas plásticas ou material similar)

6) Tesoura

7) Estilete para auxilio

Passo 01:

Com os sapatos limpos, eu cobri toda a superfície que não ia ser alterada. Como no meu caso pintei apenas a sola, passei a fita rente a ela, por cima do couro do sapato. Em seguida cobri toda a parte superior do sapato com o filme plástico e mais uma vez passei a fita para “lacrar” esta parte.

Passo 02:

A tinta em spray e o verniz além de terem cheiro forte também podem criar “névoa” e sujar áreas próximas a onde você aplica. Logo, optei por aplicá-los em uma área externa, onde o cheiro se dissiparia mais facilmente. Para não manchar os arredores cobri todo o entorno com o jornal velho.

Passo 01 – Cobrir áreas que não serão alteradas
Passo 02 – Organizar área de trabalho

Passo 03:

Com tudo preparado comecei a pintar os sapatos pela parte de cima da sola. Assim, apoiei-os no chão e após agitar bem a lata de tinta, de uma distância de aproximadamente 30cm do sapato comecei o processo. Dei quatro demãos de tinta aguardando um tempo de cerca de 1 hora e meia entre cada uma delas para que a anterior secasse. Como a sola do sapato era de borracha e tive que usar tinta para plástico, tive um cuidado maior pois esse tipo costuma acumular e criar camadas espessas. É bom evitar isso já que aumentaria o tempo de secagem e dificultaria o processo.

Passo 04:

Depois da passar a tinta, aguardei um dia (24 horas) para a aplicação do verniz. Essa parte, no entanto, é similar a anterior. Também dei quatro demãos só que aguardando dessa vez 2 horas entre elas.

Passo 03 – Pintar
Passo 04 – Aplicar o verniz

Passo 05:

Nesta etapa eu retirei a proteção da parte superior dos sapatos. Para iniciá-la aguardei mais 24 horas. Usei de auxilio um estilete e a tesoura. O estilete usei antes de começar a retirar a fita adesiva que estava rente a sola, já que a tinta poderia ter secado na divisão entre eles. Assim, com cuidado reiterei a divisão entre fita crepe e sola passando o estilete com cuidado no limite. Em seguida usei a tesoura apenas como auxiliar em alguns momentos.

Passo 06:

Após a retirada da proteção, tive que limpar os sapatos de pequenos pontos de tinta que acabaram por ultrapassar a barreira ou caíram no sapato durante a remoção. Usei a tesoura e o estilete como auxiliares novamente, com mais cuidado ainda. Com a tinta e a ajuda de um pincel, também retoquei pequenos pontos onde ela havia saído ou não fixado direito nos limites da sola.

Passo 05 – Remover a proteção
Passo 06 – Retocar

Passo 07:

O principal passo e do qual dependerá o sucesso da sua customização é a espera. Após todo esse processo, a tinta spray e o verniz parecem secar rápido mas não se engane! Eles não aguentam o ambiente externo assim de cara, ainda mais em constante contato com o chão. Para uma secagem efetiva você deve aguardar mais de 72 horas. O ideal é uma semana em um clima seco e arejado. Por via das dúvidas perceba como está o contato da sola com o chão na primeira vez em que calçar os sapatos. Caso estejam grudando ainda é sinal de que não estão secos o suficiente.

Resultados

Resultado final dos sapatos já customizados.

Após esse processo, feito com antecedência para não comprometer a secagem, estreei os meus novos sapatos no casamento de um amigo complementando um look todo P&B. Foi um sucesso e o principal: eu amei. E você, o que achou?

Se por acaso testar uma customização com as nossas dicas conta pra gente como ficou seu resultado. Aproveita e mostra no instagram marcando a gente @blogdestilos e usando a hashtag #LookDestilos. Confere também nossa pasta Peças Customizadas no nosso Pinterest para mais inspirações.

 

Post Author: Marcio Oliveira

One thought on “Como customizar os seus sapatos

  • Radar de tendências: Tie Dye

    (10 de outubro de 2019 - 10:13)

    […] o que já faz com que ele se torne mais querido, mas também está dentro de tudo o que falamos no post recente de customização de sapatos, do DIY, reaproveitamento e moda sustentável, já que é uma estampa possível de fazer você […]

Deixe uma resposta