Ranking do Oscar 2020

É chegado aquele dia do ano que todo cinéfilo ou pseudo cinéfilo mais aguarda!

Sem enrolação, vamos já ao Ranking Destilos do Oscar 2020, e aqui você já sabe como funciona. A gente diz tudo o que você precisa saber: um resumo do filme, as categorias em que ele é indicado, se ele merece ganhar e se ele de fato tem chances de acabar levando. Bora? Então bora!

 

1 – PARASITA

Indicado em quantas categorias: 6

Quais são elas: Melhor filme, Melhor diretor (Bong Joon-ho), Melhor roteiro original, Melhor edição, Melhor design de produção, Melhor filme estrangeiro.

Merece ganhar? Esse é disparado o melhor filme do ano, e quem concorda respira! Além de ter uma temática altamente necessária e atual – a diferença gritante entre classes sociais – a obra ainda criou um novo gênero de cinema. Mistura suspense, drama, comédia, e até terror, com um roteiro totalmente imprevisível e várias viradas ao longo da trama que te fazem não desgrudar os olhos da tela. O filme critica e faz pensar sem maniqueísmo, sem bandidos e mocinhos, sem apelar pro sentimentalismo e com atuações maravilhosas. Um retrato tragicômico da sociedade capitalista.

Deve ganhar? É provável, mas difícil. Um filme estrangeiro nunca ganhou na categoria melhor filme, e como ele está concorrendo também na categoria melhor filme estrangeiro, é capaz de acabar levando apenas essa estatueta pra casa. O prêmio de melhor roteiro original também deve sair daqui, o que é MUITO merecido.

 

2 – 1917

Indicado em quantas categorias: 10 (amada??)

Quais são elas: Melhor filme, Melhor diretor (Sam Mendes), Melhor roteiro original, Melhor fotografia, Melhor design de produção, Melhor trilha sonora, Melhor maquiagem e penteados, Melhor edição de som, Melhor mixagem de som, Melhores efeitos visuais.

Merece ganhar? Esse filme é PERFEITO em todas as categorias técnicas. A direção te coloca dentro da guerra, caminhando lado a lado dos soldados que tem a missão impossível de entregar uma mensagem em território inimigo. A partir dessa simples premissa, entramos dentro das trincheiras onde vivenciamos o clima de tensão constante, a ponto de sair com os pescoço doendo da sala ao final da projeção. A fotografia inacreditável, o balé dos atores e da câmera caminhando pelo cenário é tão perfeito que chega a ser difícil acreditar que um filme desse foi feito. Merece e muito ganhar todos os prêmios de fotografia, design e direção. Agora… o mundo precisava de mais um filme de guerra? Esse assunto infinito que nunca vai parar de gerar filmes e livros já foi extensamente explorado e premiado. Em meio a tantos filmes com temáticas mais importantes para o momento crítico que vivemos hoje, acredito que premiar um filme de guerra seria desperdício de oportunidade. Além disso, fica uma certa sensação de muita técnica para pouca emoção, e o filme foi levemente criticado por ser vazio de emoção, roteiro e até de… propósito? Repleto de Oscar Baits, cenas criadas com o único intuito de apelar para emoção e ganhar Oscars, fiquei sim com uma certa preguicinha em uma ou outra cena forçada. O prêmio de melhor trilha sonora eu certamente não daria a esse filme, só pelo exagero do sujeito que subiu a música aqui e ali só pra tentar, sem sucesso, nos emocionar.

Deve ganhar? Hollywood gosta de filmes de guerra, isso todo mundo sabe. Existe uma grande chance desse filme ganhar o Oscar de melhor filme além de fazer a rapa em todas as outras categorias.

 

3 – História de um casamento

Indicado em quantas categorias: 6

Quais são elas: Melhor filme, Melhor ator (Adam Driver), Melhor atriz (Scarlet Johansson), Melhor atriz coadjuvante (Laura Dern), Melhor roteiro original, Melhor trilha sonora.

Merece ganhar? Esse filme é interessante por retratar um tema batido porém de forma MUITO realista e emocionante. A separação do casal e a consequente divisão dos bens e briga pela guarda do filho é apresentada aqui sem nenhum filtro colorido. A briga do casal é tensa MESMO, as piores coisas são ditas. Os momentos emocionantes são emocionantes MESMO. Você se identifica e chora porque é real, é a vida, é assim que é, e o diretor Noah Baumbach não teve medo de entrar fundo na ferida. Mas ao mesmo tempo que fortes emoções são exploradas, há uma sensação positiva de esperança, uma leveza na mensagem de “vida que segue”. Atuações inacreditáveis de TODO o elenco que deveria ser inteiramente premiado. Mas estamos falando de melhor filme do Oscar, e em terras de Parasita, não, eu não acho que esse filme deveria levar o grande prêmio da noite.

Deve ganhar? É possível pela forma que a votação do Oscar é feita. Como os membros da academia elegem o primeiro, segundo e terceiro preferidos, as vezes os mais votados em segundo ou terceiro lugar ganham, caso o primeiro lugar não seja unânime para todos os votantes. E como esse filme é fácil de gostar, pode ser que aconteça como Green Book ou A forma da água, que definitivamente não eram os melhores filmes em seus respectivos anos, mas por serem bem aceitos por todos acabaram levando a estatueta. Seria uma surpresa mas não é impossível.

Alerta injustiça: É inaceitável que esse filme esteja concorrendo na categoria trilha sonora. A trilha, que é brega, chata e clássica, acaba ESTRAGANDO momentos importantes do filme, entrando em horas que simplesmente não deveria e acabando com toda a emoção da cena, como na cena em que Adam Driver lê a carta, perto do final do filme. SURREAL.

 

4 – Coringa

Indicado em quantas categorias: 11

Quais são elas: Melhor filme, Melhor diretor (Todd Phillips), Melhor ator (Joaquin Phoenix), Melhor roteiro adaptado, Melhor edição, Melhor fotografia, Melhor figurino, Melhor cabelo e maquiagem, Melhor trilha sonora, Melhor edição de som, Melhor mixagem de som.

Merece ganhar? Tá bom, vamos colocar Coringa aqui porque é um grande filme. Mas um grande filme com muitos problemas. A começar por vitimizar e justificar as atitudes perversas de um vilão psicopata. Isso foi um território muito perigoso e uma escolha narrativa duvidosa. Ao meu ver, só por isso, esse filme não merece ganhar o prêmio de melhor filme. Mas além disso temos vários outros pecados nesse roteiro: o personagem é estranhamente agredido na rua em várias ocasiões sem nenhum motivo, o que ficou muito forçado. Seu amigo do trabalho lhe dá um revólver de presente (??) mesmo sabendo que o cara é um doido. E o apresentador de TV tem acesso ao seu vídeo de stand up comedy em uma época em que não existiam celulares e viralização de videos como hoje em dia. Como tudo isso aconteceu sem ser apenas uma preguiça do roteiro em trabalhar melhor esses caminhos? Ah… não dá pra ganhar melhor filme não!

Deve ganhar? É bem possível mas acho bem errado. Premiem o merecido Joaquim Phoenix e abram caminho para Parasita levar o prêmio que lhe é de direito.

 

5 – Adoráveis mulheres

Indicado em quantas categorias: 6

Quais são elas: Melhor filme, Melhor atriz (Saoirse Ronan), Melhor atriz coadjuvante (Florence Pugh), Melhor roteiro adaptado, Melhor trilha sonora, Melhor figurino.

Merece ganhar? Certamente não é o favorito, por vários motivos. A história de vida das 4 irmãs já foi contada diversas vezes no cinema e no teatro, e uma nova adaptação de uma história tão batida não merece ganhar de filmes tão originais como os acima citados. Mas esse definitivamente é o favorito do meu coração. Além de atuações genuinamente emocionantes, cada mergulho é um flash aqui. Quando você tá se recuperando de uma certa fortíssima, vem um puta discurso feminista e quando você ainda tá pensando no discurso vem outra cena poderosíssima, e isso faz com que o filme nunca perca o ritmo e não pare um minutor de cavar as nossas emoções. Não merece ganhar mas é um filme belíssimo.

Deve ganhar? O prêmio principal certamente não, mas seria lindo ver a Greta Gerwig levar a estatueta de melhor roteiro adaptado, afinal ela foi esnobada nas indicações de melhor direção.

6 – Era uma vez em Hollywood

Indicado em quantas categorias: 10

Quais são elas: Melhor filme, Melhor diretor (Quentin Tarantino), Melhor ator (Leonardo DiCaprio), Melhor ator coadjuvante (Brad Pitt), Melhor roteiro original, Melhor fotografia, Melhor design de produção, Melhor figurino, Melhor edição de sim, Melhor mixagem de som.

Merece ganhar? Longe de ser o melhor filme de Tarantino e o filme com temática menos universal de toda a lista, não acho que mereça ganhar. Mas é um filme muito bacana. A dupla Leo e Brad são extremamente cativantes e cada cena deles juntos é uma delícia de ver. Leo di caprio por si só tem carisma suficiente pra levar o filme inteiro nas costas, mas ainda é ajudado por um super time de atores. A história fala com um público muito nichado e não tem a abrangência necessária para um filme de Oscar. Mas pra quem conhece o real desenrolar dos fatos, foi muito sensível a saída que Tarantino arranjou para impedir uma tragédia no seu mundo fantasioso.

Deve ganhar? É bem possível pois Hollywood ama a auto reverência. Mas se forem mesmo justos vão premiar Parasita!

7 – Jojo Rabbit

Indicado em quantas categorias: 6

Quais são elas: Melhor filme, Melhor atriz coadjuvante (Scarlet Johansson), Melhor roteiro adaptado, Melhor edição, Melhor design de produção, Melhor figurino.

Merece ganhar? Esse é outro filme muito bacana que super merece a indicação mas não merece levar. Merece a indicação porque tem que ter coragem pra fazer um filme sobre uma criança nazista que tem Hitler como amigo imaginário e sensibilidade pra não errar gravemente. O nazismo e o antissemitismo vistos pelo olhar de uma criança nos trouxe uma experiência muito interessante, inovadora e que rendeu cenas maravilhosas, que fazem desse um filme memorável. Remeteu bastante à Projeto Florida, que também trata de temas pesadíssimos mas sempre através da visão da menininha fofa que é o centro de tudo. Mas apesar da premissa inusitada, no minuto em que Jojo encontra a menina judia em sua casa, todo o roteiro se desenrola obviamente diante dos nossos olhos, e talvez por isso o filme não tenha tanta força assim nessa disputa.

Deve ganhar? Improvável diante de tantos filmes brilhantes nessa disputa.

 

8 – Ford vs Ferrari

Indicado em quantas categorias: 4

Quais são elas: Melhor filme, Melhor edição, Melhor edição de som, Melhor mixagem.

Merece ganhar? Esse filme tem um tipo de diálogo e atuações que me tiravam o tempo todo da história. Algo muito encenado, caricaturado, meio novela da globo. Aliado ao assunto que nada me interessa e o início arrastado e confuso, realmente não consegui nem ir muito além do primeiro terço do filme. Não entendo mesmo essa indicação.

Deve ganhar? Ah me poupe né. Nem melhor edição deveria levar pois esse Oscar também pertence à Parasita.

 

9 – O irlandês

Indicado em quantas categorias: 10

Quais são elas: Melhor filme, Melhor diretor (Martin Scorsese), Melhor ator coadjuvante (Al Pacino), Melhor ator coadjuvante (Joe Pesci), Melhor roteiro adaptado, Melhor edição, Melhor fotografia, Melhor design de produção, Melhor figurino, Melhores efeitos visuais.

Merece ganhar? Até o trailer desse filme é chato. NINGUÉM É OBRIGADO.

Quando eu tô assistindo “O Irlandês” e alguém me acorda.

Deve ganhar?

É isso pessoal! Esse é o nosso ranking e agora queremos saber o de vocês! Escreve aí embaixo e até a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

Post Author: Ana Campos

Deixe uma resposta