Copiaram “Me chame pelo seu nome” e eu posso provar
É pessoal, 2 anos se passaram após o lançamento de “Me chame pelo seu nome” e é claro que já estava na hora de alguém querer copiá-lo. Essa hora chegou, mas chegou muito mesmo, com o filme “Retrato de uma jovem em chamas”. Dirigido por Céline Sciamma, o filme francês é lindo, tocante, sensível e…. uma cópia do nosso amado CMBYN (Call me by your name).
Esse post vai ser repleto de spoilers já que mostrarei cena a cena como os filmes são, hummm, digamos, IGUAIS???
Então só fica aqui se você já viu as 2 obras combinado?
Bom vamos lá… isso vai ser divertido…
O filme começa com a jovem Marianne chegando em uma linda casa no interior da França. Te lembra alguma coisa? Até aí só trocou Itália por França… ah não podemos ignorar que ela está vestida com roupas de época então ok, mudou a época também, agora estamos no século 18 enquanto CMBYN se passa em 1983.
Após um tempo na casa, as jovens começam a se conhecer, sair pra passear e aí entramos no território onde começamos a encontrar cenas praticamente copiadas de CMBYN. Não só as cenas como todo o roteiro vai seguindo pelo mesmo caminho, e até pequenos detalhes que fazem a história se desenrolar também são idênticos. Vejamos:
É amigos da Destilos, me parece que estamos diante de um filme que homenageou CMBYN um pouquinho demais não é? Isso faz de “Retrato de uma garota em chamas” um filme ruim? É claro que não, o filme é maravilhoso, até porque se você copia um roteiro ganhador do Oscar fica difícil errar. Além disso a obra tem uma temática extremamente necessária para nosso momento atual. Mas a falta de originalidade afetou o longa, que além de tudo não conseguiu trazer as mesmas emoções profundas de CMBYN, mesmo copiando cenas de forma quase idêntica. O charme de CMBYN ninguém tem, e é exatamente isso que Retrato de uma garota em chamas deveria ter buscado. Se apoiar nos elementos que fazem de seu filme um filme único:
Por essas e outras o filme “Retrato de uma garota em chamas” merece sim ser visto e elogiado. Mas infelizmente as comparações com CMBYN são inevitáveis.
E vocês, também acharam os 2 filmes irmãos gêmeos?? Conta pra gente!