Como fiquei ruivo

Gosta de mudar o look? E os cabelos, fazem parte dessa mudança? Se você está em constante transformação como eu e não consegue ficar muito tempo com a mesma cara, certamente já passou pela sua cabeça alteração nas madeixas. Pintar sem dúvidas é uma delas. Na minha última empreitada eu resolvi ficar ruivo! Quer saber como foi e pegar dicas que podem facilitar sua próxima mudança? Então acompanha o passo a passo no vídeo e descrito aqui embaixo.

Sempre querendo me renovar, não consigo ficar com o mesmo cabelo por muito tempo. Grande, curto, raspado, branco, solto, preso… Essas foram algumas das fases pelas quais ele já passou. Cansado da falta de cortes novos que me agradassem e já na fase de dar uma variada, a tintura me surgiu na mente e ficou. O ruivo mais claro, chamado “natural” por algumas pessoas, não demorou a ser a cor escolhida, já que não são muitas que eu acho que combinem com a minha personalidade e estilo. Mas como sou moreno e por vezes preguiçoso, fiquei remoendo essa ideia por um tempo, com medo de não combinar com meu tom de pele, de dar muito trabalho para retocar, da cor não ficar exatamente como eu queria… Mil motivos me diziam para não fazer. Mas bastava um pra dizer o contrário. E então a inovação falou mais alto, deixei os medos de lado, fui lá e fiz. Valeu a pena.

A tonalidade ficou exatamente como eu tinha imaginado e com os cuidados certos o cabelo não tem ficado danificado e tenho gostado bastante do contraste dele com a minha pele, independentemente do que qualquer outra pessoa possa dizer. Achei que combinou bastante comigo e tenho adorado o resultado.

Dito isto, espero que tenha encorajado você que está em dúvida e com medo de se arriscar a tomar uma iniciativa! Às vezes uma repaginada no visual é tudo o que precisamos pra ganhar o ânimo extra para nos sentirmos melhor com nós mesmos e partirmos para mudanças maiores.

O Processo

Se você nunca fez nada por conta própria, não tem muito habilidade manual e não quer arriscar, minha recomendação é que você procure um profissional qualificado. Obviamente ninguém pode substituí-lo e o trabalho dele no seu cabelo vai ficar infinitamente melhor.

Mas se você acha que leva jeito, está tendo que economizar e não tem problemas com tentativas, então segue o passo a passo que eu fiz para pintar o meu cabelo. Os itens que eu usei foram:

  • Água oxigenada 40 volumes
  • Pó descolorante azul (ou violeta)
  • Água oxigenada 20 volumes
  • Tinta na tonalidade escolhida para os cabelos
  • Hidratante pós-química
  • Tinta 2 tons mais escuros do que a dos cabelos

Fora isso, para misturar os ingredientes você vai precisar de uma vasilha e um pincel de cabelo. Também recomendo o uso de luvas descartáveis para não queimar suas mãos e danificar ou manchar unhas.

1. Descolorir

Meu cabelo é muito escuro, então pra chegar na cor que eu queria não tinha outro jeito, senão descolorir. Como já tinha experiência com isso, de quando tive meu cabelo branco, já sabia o que fazer. Para descolorir usei a Água Oxigenada 40 volumes da Yellow e o pó descolorante azul Lightner Pérola. A quantidade dos produtos vai depender do tamanho do seu cabelo. Você deve misturar os dois até formar um creme homogêneo. A quantidade de pó na mistura deve ser suficiente para torná-la azul clara, mas cuidado para não exagerar. Se tiver muito pó a descoloração age mais rápido, dificultando que a cor do cabelo fique uniforme. Logo, fique de olho na proporção.

Para a aplicação, primeiro dividi o cabelo em partes. Com a mistura pronta, passei igualmente por toda a extensão dele e deixei agir por aproximadamente 25 minutos. Se tiver dúvidas de como seu cabelo reage, fique observando constantemente para não clarear muito ou pouco. Não é preciso descolori-lo totalmente, apenas deixá-lo claro o suficiente para não interferir tanto na cor final.

2. Pintar

O passo seguinte é a coloração de fato. O processo é bastante parecido com o anterior, já que você vai precisar preparar uma mistura e depois aplicar no seu cabelo, previamente dividido em partes.

A diferença aqui está na mistura, que agora é da tinta com a água oxigenada. No meu caso, usei a tinta 9.4 da Yellow, que me pareceu ter a cor mais próxima da que eu buscava, além de ter tido boas reviews quanto à cobertura, duração e desbotamento. Apesar de o nome da tinta ser Louro Claríssimo Cobre, o resultado final é similar a um ruivo natural (que tem mesmo certos aspectos de loiro). Para misturar na tinta usei Água Oxigenada 20 volumes, já que tinha descolorido anteriormente e não precisava abrir muito.

A proporção usada foi a recomendada pela marca na caixa da tinta: 1 para 1,5. Ou seja, para cada porção de tinta você deverá usar 1,5 de água oxigenada. Novamente a quantidade dependerá do tamanho do seu cabelo. Para o meu, um tubo de tinta dá para cerca de uma aplicação e meia.

Com o creme homogêneo, você aplica nas partes do cabelo que separou anteriormente. Eu deixei agir por cerca de 35 minutos.

3. Recuperar

Depois de tudo isso, por mais que a tinta e a água oxigenada sejam de boa qualidade, não tem muito jeito e a quantidade de química usada acaba danificando os fios. Pude perceber que apesar da cor ter ficado ótima, o cabelo ficou mas ressecado e sem vida do que antes.

Procurei o que poderia fazer para melhorar isso e entre alguns tratamentos que encontrei, por acaso me deparei com um envelope de tratamento de choque pós-qúimica da Bioextratus, Manteiga de Abacate. Confesso que não conhecia a marca e nem o produto e de início não botei muita fé,mas resolvi arriscar.

A aplicação é bem simples: após lavar com shampoo você passa a manteiga nos cabelos, meio que como um condicionador. E fica com ele na cabeça por apenas 1 minuto. Depois enxágua e está pronto. Fiquei muito surpreso e adorei o resultado! Recuperou meu cabelo imediatamente. Assim que saí do banho, já pude sentir o cabelo macio e com mais brilho. Super indico para cabelos danificados por química.

4. Sobrancelha e barba


Por fim, para ornar melhor com meu cabelo novo achei que seria bom ter sobrancelhas e barba que combinassem. Pra isso eu descolori os pelos do mesmo modo do cabelo e depois apliquei a tinta. A única diferença foi o tempo que deixei os produtos agindo.

A água oxigenada para descolorir foi a de 40 volumes, misturada com o mesmo pó descolorante usado no cabelo. Deixei agir por 10 minutos.

Para pintar, ao invés da tinta 9.4 preferi usar a 7.4 da Yellow, dois tons acima porque da mesma cor acaba ficando muito claro e não tão legal. Misturei a tinta com a água oxigenada de 20 volumes. O tempo de ação ficou entre 10 e 15 minutos.

É preciso reparar que obviamente a manutenção (especialmente da barba) é muito mais frequente. Ao menos uma vez por semana tenho que fazer o processo já que a minha cresce muito rápido.

Também recomendo fazer teste de alergia e não retocar muito frequentemente para não queimar ou causar reações no seu rosto. Deixar os produtos agindo muito tempo também não é recomendável. Se o tempo descrito aqui não funcionar para descolorir ou pintar a sua barba, recomendo que você lave o rosto, descanse a pele por um tempo e faça o processo novamente, ao invés de apenas aumentar o tempo de ação.

Resultado

No fim das contas, todo o trabalho valeu a pena. Estou adorando meu cabelo ruivo e apesar da manutenção dar um trabalhinho eu já me acostumei.

Então, além das minhas dicas aí de cima, a última que eu dou é essa: se você está querendo mudar, faça! Crie coragem e arrisque. Claro, sempre de forma responsável e racional, mas tome uma atitude. Nunca saberemos se as coisas funcionam se não as fizermos, não é mesmo? E já diz o ditado: melhor nos arrependermos do que fizemos do que do que não fizemos.

Ainda ficou com alguma dúvida? Quer alguma informação extra ou acha que eu esqueci de mencionar algo? É só falar aqui nos comentários que eu respondo pra você.

Até a próxima!

Post Author: Marcio Oliveira

Deixe uma resposta