Sou meio viciada em classificação. Adoro fazer concursos imaginários dos mais diferentes assuntos: os melhores filmes, lugares, músicas, atores, qualquer coisa que eu queira categorizar com meus critérios aleatórios, sem pretensão, nem credibilidade alguma. Sim, é perda de tempo. Sim, pode trazer problemas: uma vez ordenei meus amigos e tive que passar um bom tempo dando explicações, hehe. Aprendi que algumas esquisitices você não explana, pra evitar dor de cabeça. Mas não consigo deixar de me divertir horrores classificando besteiras ˆˆ
Minha última lista começou porque uma amiga me pediu sugestões de bons restaurantes no Rio pra jantar com o namorado. Oba! Pretexto perfeito, vamos iniciar mais um concurso! A seguir, vou apresentar os vencedores: meus 5 restaurantes cariocas preferidos.
5º lugar: Quiosque Arab
É tradição passear pela Lagoa e depois sentar no Arab pra comer curtindo a vista, de dia, ou à luz de velas, se a intenção for um clima mais romântico à noite. Quase sempre peço o Mezze Arab Carioca, que vem com várias iguarias árabes: falafel, mini quibes, mini esfihas, pão pita… As pastinhas também são deliciosas: minhas preferidas são a baba ganousch e a de coalhada seca; é gostoso fazer a combinação entre os sabores e eu, claro, fico tentando eleger minha combinação preferida =P
Mezze Arab Carioca
4º lugar: Botero
Com o slogan “Comida subversiva”, o Botero fica num ambiente bem descontraído e meio alternativo no Mercado São José, em Laranjeiras. Tudo que eu pedi lá até hoje me agradou, e olha que as combinações são bem inusitadas, tipo picles de casca de melancia e jiló. Pode confiar que fica gostoso; eu sou mega enjoada pra combinações diferentes e me amarrei. Meu fraco lá são os hambúrgueres, todos muito bons.
Fonte: Instagram
3º lugar: Casa do Sardo
Os dois chefs da Casa do Sardo, que fica em São Cristóvão, são originários da Sardenha e da Sicília. Não tinha como dar errado, né non? Desde o ambiente, passando pelo atendimento, até os pratos, a experiência nesse restaurante não deixa nada a dever às genuínas cantinas da Itália. Os preços são muito justos pela qualidade dos pratos. Minha dica: o Tortelloni do Sardo.
Tortelloni do Sardo
Fonte: www.destemperados.com.br
2º lugar: Fiorino
Sim, mais um italiano; essa é minha culinária preferida e não deu pra deixar um dos dois de fora! O Fiorino fica num lindo casarão antigo na Tijuca, e serve as massas mais gostosas que já comi, todas feitas artesanalmente! Já pedi vários pratos e todos são muito saborosos e bem-servidos, mas meu preferido é o Gamberetti con Fonduta di Formaggi, uma massa recheada com camarão e queijo cremoso, gratinada ao forno. Só de lembrar já deu água na boca… Um dos pratos mais pedidos é o Pappardelle ao azeite extra-virgem com camarão, também delicioso. Importante lembrar: eles não aceitam nenhum cartão. Mesmo assim, a casa está sempre cheia!
Gamberetti con fonduta di formaggi
Fonte: Trip advisor
Pappardelle ao azeite extra-virgem com camarão
Fonte: O Globo
1º lugar: Mitsuba
Apenas o melhor japonês do Rio. Sério. Depois de conhecer o Mitsuba, você vai esquecer todos os outros. O chef Eduardo Nakahara ganhou, no ano passado, o título de melhor sushiman do Brasil, e o restaurante já ganhou 3 vezes o prêmio Água na Boca, na categoria restaurante oriental. O preço é meio salgado, mas a variedade dos itens faz valer a pena. Salmão e atum são comuns, mas unagi, vôngole, barriga de salmão, ou raiz de lótus não é qualquer lugar que tem, né? Tudo é muito fresco e a apresentação é um show à parte. A culinária japonesa nem é minha preferida, mas não deu pra tirar o primeiro lugar do Mitsuba. É realmente imperdível!
Fonte: Trip advisor
E aí, que tal aproveitar o feriado pra conhecer algum desses restaurantes? Depois diz pra gente o que achou!
One thought on “Top 5”-
Homero Cassiano
(7 de setembro de 2017 - 12:34)Em nome da Equipe Mitsuba, agradeço o imenso carinho com o nosso trabalho.