Sharp Objects – Quem matou? 10 suspeitos!

Nada me deixa mais empolgada que séries e filmes onde temos que descobrir o assassino, ainda mais quando a produção é maravilhosamente bem feita como Sharp Objects. Roteiro, direção, atuações, EDIÇÃO, tudo na maior qualidade possível. A tensão para descobrir quem é o assassino das duas meninas Ann Ash e Natalie Keene só aumenta a cada episódio e estamos morrendo de ansiedade pra descobrir quem foi que matou!

A série já nos deu várias pistas e acredito que o final desse mistério já está bem desenhado. Vou falar aqui sobre cada personagem pra gente analisar as motivações que cada um teria pra matar as meninas!

Contém spoilers do episódio 1 ao 7.

Amma

O capeta em pessoa, assistente de satanás na Terra, essa menina com certeza está envolvida com essas mortes. Apesar do último episódio ter tentado nos mostrar uma Amma vitimizada nas mãos de Adora, sabemos da vocação pro mal que essa menina tem. Mentirosa, dissimulada, manipuladora e extremamente narcisista, certamente é uma forte candidata a ter assassinado as meninas.

Motivos: Ou Amma matou as meninas por ciúme da atenção que a mãe dedicava a elas, ou matou porque não conseguiu que as meninas gostassem dela. Já tivemos várias cenas em que confirmamos a necessidade de Amma ser amada por todos. Em uma ela diz a Camille que seus amigos fariam tudo por ela. Em outra cena ela diz que é fácil manipular os meninos e fazer com que eles gostem dela, mas as meninas é mais difícil. Logo temos um impasse: seus amigos realmente fazem tudo por ela, ou isso é o que ela gostaria mas não conseguiu, pois Ann e Natalie não gostavam dela? Ou seja, pode haver aí uma frustração por não ter conseguido ser a mais influente entre esse trio de amigas e então ela matou as meninas. Ou mandou alguém matar, esses amigos aí que ela diz que fazem tudo por ela podem ter matado as amigas que não gostavam dela. Pra mim está bem certo que esse é o motivo, mas vamos observar, né!

Chance de ser a assassina: 10 de 10

Adora Crellin

A já clássica personagem mais detestável de todos os tempos é um mistura de várias doenças mentais ao mesmo tempo: narcisismo, psicopatia, e a pior de todas: “Munchausen by proxy” – a síndrome de Munchausen por procuração, que me deixou de cabelo em pé quando ouvi falar e não me sai mais da cabeça. Nessa síndrome a pessoa curte tanto uma vitimização que acaba infligindo mal a si mesma para ficar doente e ter sempre as atenções voltadas para si, ou pior, inflige mal a outra pessoas (principalmente filhos), para ser visto como a boa mãe que cuida devotamente da criança. Que loucura, meu Deus!

Já ficou claro que Adora matou a própria filha Marian de tanto envenená-la para mantê-la doente, frágil e sempre aos seus cuidados. Mas será que ela matou também as meninas Ann e Natalie?

Motivos: Acho BEM POSSÍVEL, pois a série nos conta que essas meninas que foram assassinadas eram meio moleconas, viviam brincando na terra, chegavam em casa sujas, colecionavam aranhas, bem estilo a adolescente que a Camille um dia foi. Então a Adora pegou as meninas pra doutrinar, e tentar botar no caminho “certo”, como ela tentou sem sucesso fazer com Camille. Essa necessidade de consertar as meninas já foi confirmada pela própria Adora e por John Keene, irmão da Natalie, então acredito que esse tenha sido um forte motivo para matar as meninas, pois elas eram desajustadas e não sucumbiam às ordens de Adora.

Por outro lado, justamente por serem rebeldes e não aceitarem serem cuidadas por Adora, pode ser que ela não tenha conseguido envenená-las assim como não conseguiu com Camille que vivia rejeitando os remédios.

Há também uma teoria que diz que Adora e Alan mataram as meninas por serem uma péssima influência para Amma e eles queriam proteger a filha.

Acredito então que a Adora tem fortes motivos para matar as meninas, porém pode não ter conseguido.

Chance de ser a assassina: 9 de 10

Alan

O padastro da Camille também é outro com sérios problemas emocionais. Capacho da Adora, tratado como empregado que está ali apenas para servi-la, dorme no quarto de hóspedes, não faz sexo com ela, e ainda presencia Adora tendo uma espécie de caso com o xerife. Por que esse cara aceita viver numa situação dessa “numa boa”?

Acredito que seja porque a Adora é rica e influente e ele quer manter o status de ser marido dela. Ou ele tem algum rabo preso com ela por algum crime que ele tenha cometido e ela pode denunciá-lo. De uma forma ou de outra, o sujeito com certeza não é nada bom da cabeça e com certeza guarda vários demônios ali dentro pronto para soltar no primeiro que aparecer.

Motivos: Ele pode ter matado as meninas também por ciúme, já que a Adora dedicava atenção a elas e não a ele. Ou ele pode apenas ter executado algo que a Adora ordenou, já que é completamente capacho dela. Pode também ter encoberto o crime pra filha Amma, arrancando os dentes das meninas para parecer que foi um homem que cometeu o crime. Acredito que de alguma dessas formas ele está sim envolvido nos crimes!

Chance de ser o assassino: 8/10

Gangue das patinadoras

Essas meninas tem também motivações pra matar pois são manipuladas por Amma, totalmente capachos que vivem sendo mal tratadas por ela mas continuam lá, correndo atrás dela. Pode ser sobre elas que Amma se refere quando diz que seus amigos fariam de tudo por ela. Amma pode simplesmente ter dado a ordem e ela executaram, ou participaram do plano.

Chance de serem as assassinas: 7/10

 

Ashley Wheeler

A cheerleader bonitinha mas ordinária também é uma candidata a assassina. Isso porque ela é muito controladora com o namorado John Keene e poderia ter matado a irmã dele por ciúme, já que eles tinham uma boa relação. Outro motivo é que ela almeja muito ser famosa e popular e John e a irmã Natalie eram tidos como esquisitões. Logo, ela pode ter matado a irmã para se livrar de uma esquisitona na família que ela planejava iniciar com John. Motivos bestas né, mas as pessoas matam as outras por motivos bestas assim na vida real mesmo. Ashley tem uma mordida na orelha que certamente foi dada por Natalie, que já distribuiu mordidas por aí. Resta saber se ela, Natalie, a mordeu tentando se defender quando ela tentou matá-la, ou se foi numa outra ocasião.

Chance de ser a assassina: 6/10

 

Xerife Vichery

Assim como Alan, o xerife Vichery também é totalmente manipulado por Adora e parece que já teve um caso com ela. Acredito que a Camille é filha dele com Adora. Por isso ele protege a Adora e encobre seus crimes. Acredito que ele sabe tudo a respeito da morte de Marian, sabe que foi a Adora, e sabe que pode estar acontecendo novamente com Amma, como ficou claro no diálogo dele com a gangue das patinadoras. Ele tenta jogar todo o crime nas costas do John Keene ou nos mexicanos sem mal investigar e não colabora com a investigação da Camille. Com certeza esconde algo, mas acredito que seja mais no sentido de encobrir do que de realmente matar.

Chance de ser o assassino: 5/10

 

John Keene

Eu realmente tô com a Camille e acredito que o John Keene não matou as meninas. Ele pode porém ter sido envolvido de alguma forma no crime, já que temos sangue embaixo da cama dele. Acho que esse crime pode ter sido uma tremenda confusão, uma situação que saiu de controle e envolveu muita gente. Acho que ele não matou, mas sabe de alguma coisa. Ou pode ter ajudado a encobrir o crime, pois alguém falou que se não fizesse isso iam incriminá-lo, algo do tipo. Ou ele pode simplesmente não ter matado mesmo, pois acredito que motivação ele não tem nenhuma.

Chance de ser o assassino: 4/10

 

Bob Nash ou o pai da Natalie

Tá, o Bob Nash é estranho, mas por que ele teria matado a própria filha? Já ficou claro que ele não gostava da “má companhia” que a Natalie era pra filha dele, assim como o pai da Natalie também não gostava da Ann. Mas não acho que isso seria motivo pra nenhum dos pais matar as meninas.

O que pode ter acontecido foi: o pai da Natalie matou a Ann (por ela ser má companhia pra filha dele Natalie) e depois o pai da Ann, em retaliação, matou a Natalie. Isso explicaria por que os crimes são tão diferentes (um largou o corpo escondido no mato e o outro colocou lá à luz do dia na cidade sem os dentes). Acho que isso é possível sim, mas poxa, a Amma satanás não estar envolvida nos crimes acho desperdício pro papel de satanás.

Chance de ser o assassino: 3/10

 

Natalie matou Ann e outra pessoa matou Natalie em retaliação

Já que Natalie era toda esquentadinha das ideias, pra não dizer psicopata (enfiou o lápis no olho de uma menina lá na outra cidade que ela morava, mordeu a Adora, o Alan, o John e a orelha da Ashley etc) ela pode ter matado Ann numa briga entre amigas. Alguém puto com isso pode ter matado Natalie em retaliação. Essa pessoa pode ter sido o Bob Nash, obviamente por ser pai da Ann, ou Ashley Wheeler que não queria que descobrissem que sua cunhada Natalie é uma assassina para não sujar o nome de sua família que ela planejava ter com John. Ou então a própria Amma matou por raiva, porque ela poderia ser muito amiga da Ann e buscou a retaliação por sua morte matando Natalie. Mas acho uma hipótese fraca.

Chance disso ter acontecido: 2/10 

 

Algum outro morador da cidade

Olha, naquela cidade ali não ponho a mão no fogo por ninguém. Temos a gangue de estupradores que estuprou a Camille quando jovem com aquele professor Kirk esquisito lá, temos mulheres fofoqueiras e sem sentido na vida, temos pessoas que só vivem pras aparências. Acredito que qualquer um possa ter cometido o crime sim mas se temos uma Adora, uma Amma e um Alan na história acho que ninguém teria mais motivação que eles.

Chance do assassino ser outro morador: 1/10

 

A própria Camille

Seria ridículo se a própria Camille tivesse matado as meninas, mas caso eles tenham pensado num super plot twist podem ter inventado essa palhaçada sim, se baseando no fato que a Camille está sempre bêbada e tem várias visões perturbadoras. Ela pode ter algum tipo de dupla personalidade e quando bebe se transforma em assassina. Sei lá. Muita viagem. Mas já vi umas teorias que falam isso.

Chance de ser a assassina: 0/10

 

Marian

Já vi teoria dizendo que a Marian não está morta e que é ela que tem cometido os crimes. Please, né. Não viaja, gente.

Chance de ser a assassina: 0/10

 

Dúvidas e curiosidades

_Adora e Amma são nomes que nas línguas latinas significam adorar e amar certo? Não sei se isso é coincidência ou se tem algum motivo pra esses nomes.

_Adora, Amma e Alan, ambos com A formam o AAA do nome dos grupos de alcóolicos anônimos ou algum tipo de grupo anônimo de doenças mentais já que os 3 claramente tem sérios problemas mentais.

_Por que ficam aparecendo ventiladores toda hora na série? Já ouvi teorias de que seria porque essas doenças mentais retratadas são um ciclo e uma pessoa reflete na outra pessoa o seu comportamento criando um ciclo vicioso. Acho que tudo começou com a mãe da Adora que tinha a mesma síndrome, pois a beliscava quando ela dormia. Depois a Adora também desenvolveu essa síndrome e passou pras filhas, sendo que uma virou sociopata (Amma) e a outra se cortava e tinha problemas de auto estima (Camille).

_Pra que serve a casa de bonecas da Amma? Vi teorias dizendo que ela guarda ali os dentes da Natalie (creepy!) mas daonde o povo tirou isso não sei. Com certeza algo tem com aquela casinha, mas antes de ver essa teoria eu achava que era apenas uma forma da Amma manipular seu próprio mundinho de bonecas já que no mundo real ela estava submetida à mãe e não teria controle da própria vida.

_A relação da Adora com a Amma é uma simbiose perfeita, pois uma tem a síndrome de Munchausen e por isso necessita estar sempre cuidando de alguém e a outra é narcisista e quer sempre as atenções pra si. Vejam a cena da loja, o único momento em que Adora dá uma mínima atenção pra Camille escolhendo o vestido dela e a Amma faz uma ceninha porque Adora não está dando atenção pra ela. Acredito que Amma sabe que Adora a envenena mas ela “gosta” por ter total atenção nesses momentos e assim elas desenvolvem uma relação doentia de co-dependência.

_Acredito que o Alan também sabe de tudo que acontece com Adora, porém ele não faz nada a respeito. Ou por ser ter tão baixa auto-estima que é sempre manipulado a fazer o que a Adora manda, ou porque ele não quer perder o status e a riqueza de ser marido dela, como já falei, ou porque ele tem algum rabo preso com ela. Seja como for, ele sofre por ter perdido uma filha e estar perdendo a outra. Acredito que aquele grito abafado que ele deu em um episódio foi sofrendo pela morte de Marian, e os flashbacks do último episódio dele lembrando da Amma mais jovem foi ele sofrendo pela já certa morte da Amma, que virá se Adora continuar envenenando ela.

E você? Me conta sua teoria e gruda aqui na gente que faremos uma resenha final depois do último episódio!

Até mais pessoal!

 

Post Author: Ana Campos

Deixe uma resposta