Resumão Game of Thrones – Parte 5: Os Lobos se dispersam e os Dragões Ressurgem

Já vou começar com o aviso logo de SPOILERS porque temos muito o que falar:

SPOILERS! SPOILERS!

Pronto. Vamos retomar o post anterior pra prosseguir no nosso resumão e encerrar a primeira temporada. Mas antes de voltar onde paramos, tá na hora de começar a contar a história da menina Targaryen.

 

ESSOS – DAENERYS E DROGO

Daenerys e Viserys são os irmãos Targaryen que restaram do massacre sofrido por sua família, promovido pela rebelião de Robert Baratheon. Eles começam a série acolhidos por um comerciante chamado Illyrio Mopati, vivendo em sua mansão em Essos.

Morando bem hein

 

Daenerys é vendida pelo próprio irmão Viserys a Khal Drogo, líder de um grande khalasar. Os khalasares são tribos do povo Dothraki, conhecido por seus cavalos e sua ferocidade e habilidade lutando em suas montarias. A ideia de Viserys era ganhar o exército de Khal Drogo pra sua causa, que seria retornar para Westeros e retomar o trono para a família Targaryen.

Coitada / que benção

 

Daenerys casa contrariada e ganha vários presentes de casamento, dentre eles 3 ovos de dragão fossilizados que serviriam apenas como enfeite, dados por Illyrio, seu protetor.

Vão super combinar com a minha coroa

 

Ela acaba conquistando Drogo e sendo conquistada por ele também, para sua surpresa. Essa relação muda de Dono-Propriedade para Khal-Khaleesi (que seriam as palavras pra rei e rainha de um khalasar) e Viserys fica bem desconfortável com isso, pois ficava cada vez mais claro que seu exército respeitava mais sua irmã do que a ele. Ele sempre oprimiu a irmã, que se mantinha obediente, respeitando “O Dragão”, como Viserys gostava de se chamar, e agora era obrigado a ver Daenerys se tornando mais poderosa do que ele.

Ta querendo acordar o Dragão, garota?

 

Daenerys ganha o respeito do marido, do khalasar, e de um ex cavaleiro de Westeros, Jorah Mormont, que vivia em Essos há alguns anos por ter sido exilado por Ned Stark após ter sido descoberto traficando escravos, prática abolida em Westeros.

Jorah estava espionando Daenerys a mando do Rei Robert, que mantém seu ódio contra os Targaryens após o que aconteceu com sua amada Lyanna, e vê em Daenerys – e no filho de Drogo, que agora carregava na barriga – um risco de pretensão ao trono. Foi prometido a Jorah um perdão Real, e ele poderia voltar para Westeros após completar seu trabalho. Ele recebe uma carta com o perdão mas a essa altura já tinha se tornado fiel à Daenerys, e resolve permanecer ao lado dela.

Espiando, digo, espionando a Khaleesi

 

Daenerys engravida de Drogo e, após tocar nos ovos de dragão em brasa sem queimar as mãos, ela percebe que ELA é “O Dragão”, e não seu irmão. Viserys, após se sentir humilhado e ameaçado pela diferença no tratamento dado a sua irmã por todo o khalasar, exige, ameaçando sua própria irmã, o que lhe foi prometido: seu exército para conquistar a Coroa de Westeros. Drogo lhe presenteia com uma coroa de ouro derretido na cabeça, enquanto Daenerys assiste o irmão morrer.

Ta confortável? Fiz a coroa com as suas medidas

 

NED NA CAPITAL

 

Agora nós vamos voltar pra narrativa de Ned Stark em Porto Real.

Sua filha Sansa ainda ta chateada por ele ter aceitado matar sua loba (que no caso foi mais culpa dela ter mentido pra defender o Jeoffrey, né. Tinha nada que tá chateada com o pai).

Mimimi eu amo o Jeoffrey e vou casar com ele e ter lindos psicopatinhas loiros

 

E Arya ainda com ódio de Sansa por ter mentido a respeito do que aconteceu, e treinando nas horas vagas com a espada que Snow deu a ela de despedida quando foi para a Muralha. Ned acaba descobrindo que Arya tem uma espada e, sendo muito paizão maravilhoso, ajudou Arya a entender melhor a irmã e ainda contratou um professor pra lhe ensinar a usar sua espada direito, já que ela não queria ficar sem ela de jeito nenhum.

Um paizão desse, bicho

 

Essa parte foi fácil. Difícil era seu novo cargo de Mão do Rei. Um torneio foi feito em sua homenagem, mas ele descobriu no Conselho que o custo era altíssimo e que a Coroa estava completamente endividada.

O torneio teve cenas interessantes pra nós, como o Mindinho contando à Sansa a história do Cão de Caça e as cenas violentas do Montanha. Uma bela apresentação dos irmãos Clegane.

Sandor pega o brinquedo de Gregor, Gregor enfia a cara de Sandor em brasa acesa. Fim.

 

Porém o homenageado Ned era o menos interessado em seu próprio torneio. Ele descobre que o Mão anterior – seu amigo Jon Arryn – antes de morrer, havia pedido ao Meistre Pycelle um livro com a genealogia da família Baratheon, e que ele havia morrido dizendo “a semente é forte”, e que estava visitando bastardos do Rei Robert. Tudo muito estranho.

OMG TU É A CARA DO ROBERT GAROTO

 

E como se não bastasse, durante uma rara ocasião em que o Rei Robert participou de uma reunião do Conselho, foi trazido à mesa o assunto Daenerys. Os espiões de Varys o informaram que a menina Targaryen estava grávida, e um herdeiro seria um possível pretendente ao trono de Robert futuramente. Robert manda matar Daenerys com bebê e tudo. Ned se recusa a participar e deixa o cargo de Mão do Rei.

Ta valendo matar mulher grávida agora? EU ME DEMITO!

 

Quando as notícias de que sua esposa levou Tyrion Lannister cativo para julgamento por suspeita de tentativa de assassinar seu filho Bran chegam aos ouvidos Lannisters, Jaime ataca Ned nas ruas da Capital, matando todos os seus companheiros e deixando apenas o ex-Mão do Rei ferido no chão.

Quer dizer que foi tu que mandou tua esposa pegar meu irmão pra levar pra irmã dela pra julgar pela tentativa de assassinato do teu filho? Me explica isso de novo.

 

Jaime então foge pro papai, que já se preparava para iniciar uma guerra contra os Lannisters para libertarem Tyrion Lannister.

Ned acorda num quarto recebendo cuidados, e seu amigo Rei Robert o pede para que volte a ser mão do Rei e sai para caçar javalis. Em sua ausência, Ned recebe o povo para ouvir seus clamores, como é de costume dos reis, e um grupo de habitantes das regiões protegidas pelos Tully, família de Catelyn Stark, reclama que houve um massacre em sua vila, e um dos homens foi descrito como só o Montanha, homem dos Lannisters, poderia ser. Ned manda um grupo comandado por Berec Dondarion para que aprisionem o Montanha, proclama que ele não é mais um cavaleiro, e manda mensagem a Tywin Lannister para que se apresentasse na Capital para dar satisfações do ocorrido, ou seria considerado traidor da Caroa. A guerra entre Lannisters e Starks tava cada vez mais próxima.

O trono num momento lindo de alguém decente sentado nele

 

Paralelamente, Ned ainda descobre finalmente o que o livro da genealogia dos Baratheon possui de informação perigosa, e que possivelmente levou os Lannisters a matarem seu amigo Jon Arryn: A descrição física dos reis Baratheon. Todos com cabelos negros, tendo filhos sempre com cabelos também negros, porque “a semente é forte”. Ele entende que os 3 filhos do Rei Robert, loiros, na verdade são de Jaime. E pra completar, o Rei sofre um acidente na caçada e acaba morrendo em seu leito, não sem antes pedir a Ned que escrevesse um testamento dizendo que Ned seria Rei regente até que seu “herdeiro” Jeoffrey chegasse a maioridade. E agora?

Sorte desses Lannisters que eu morri antes de descobri essa safadeza

 

Agora Ned precisa decidir entre fingir que não sabe da verdade sobre os filhos de Robert não serem seus herdeiros de fato, mantendo a paz, ou avisar a Stannis Baratheon, irmão de Robert, que ele era o legítimo herdeiro do Trono de Ferro, e gerando uma guerra pelo trono. Contra os conselhos de Mindinho, ele decide seguir o caminho da verdade. Após conversar com Cersei e aconselhá-la a fugir com seus filhos para que não lhes acontecesse nada, e ter sido ignorado por ela, Ned é convocado pelo futuro Rei Jeoffrey para que ele declarasse sua fidelidade ao trono, mas mostra o testamento assinado pelo Rei falecido e ordena que Cersei e seus filhos sejam aprisionados. Ela rasga a carta e, com o apoio da Guarda da Capital, que já havia sido comprada por Mindinho, prende Ned como traidor.

Te avisei pra não confiar em mim, mané

 

Todos os homens e mulheres do Norte na Capital são perseguidos e mortos, Sansa Stark é tomada como refém, e Arya Stark foge com a ajuda de seu professor de esgrima, Syrio Forel, que fica pra trás e morre lutando contra um Cavelairo da Guarda Real chamado Meryn Trant (apesar de que ele não aparece morrendo de fato).

Not today

 

Sansa é obrigada por Cersei a escrever uma carta ao irmão Rob para que se renda e desista da batalha contra os Lannisters, jurando lealdade ao novo rei Jeoffrey. Em troca, Jeoffrey teria misericórdia de Ned e ao invés de condená-lo à morte, o enviaria para a Muralha para ser um Irmão Juramentado junto com Snow.

Hora do ditado, pombinha: NED. TRAIDOR. ROB. AJOELHAR.

 

TYRION NO NINHO DA ÁGUIA

 

Catelyn Stark e sua comitiva, que estavam levando Tyrion Lannister preso pra responder por seu suposto crime de tentativa de assassinato de Bran Stark, são atacados por tribos do Vale no caminho para a casa de Lysa Arryn, irmã de Catelyn. Muitos morrem. O prisioneiro Tyrion Lannister deixa a oportunidade de fugir e salva Catelyn de um dos agressores.

Me salva que eu te salvo

 

O grupo, reduzido, chega ao seu destino: a fortaleza do Ninho da Águia onde Lysa, a irmã estranha de Catelyn vive com seu filho estranho, que agora é Lorde do Vale (sucedendo seu falecido pai, Jon Arryn). Catelyn pede a sua irmã que prenda Tyrion e o obrigue a confessar seu crime de tentativa de assassinato de Bran, seu filho.

PAVOR

 

Tyrion suborna o guarda da cela da prisão onde passou alguns dias e consegue uma audiência com Lysa, e exige um julgamento por combate, com Jaime como seu representante. Lysa não aceita esperar Jaime chegar e diz que o julgamento teria que ser naquele mesmo dia. Bronn, o mercenário que acompanhou a comitiva de Catelyn desde o aprisionamento de Tyrion, se oferece para lutar pelo anão, e vence. É o início de uma bela amizade.

Best Friends Forever por enquanto

 

Eles dois voltam sozinhos e são cercados no caminho por tribos do Vale novamente, porém Tyrion oferece armas de qualidade a todos eles caso eles o ajudem a chegar em segurança ao seu destino. O acampamento dos Lannisters onde estavam se preparando para a guerra iniciada por sua causa.

Mais amizades

 

ACAMPAMENTO LANNISTER

 

Antes de Tyrion, Jamie chega ao acampamento onde seu pai prepara o exército Lannister para encarar os Stark. Jaime recebe metade do exército para comandar e parte do acampamento para seu posto, enquanto seu pai fica lá com a outra metade.

Primeira aparição do todo poderoso Tywin Lannister

 

Tyrion chega ao acampamento e seu pai promete que os membros das tribos terão o que Tyrion prometeu a eles, mas apenas após ajudarem os Lannisters na batalha. Eles aceitam, mas apenas se Tyrion participar junto deles.

MEIO-HOMEM!

 

ACAMPAMENTO DOS STARK

 

Rob Stark sai de Winterfell com seus homens para a guerra assim que sabe da notícia de que seu pai foi aprisionado como traidor, deixando Bran como o responsável pela Fortaleza. Ao montar acampamento no caminho, Catelyn o encontra. Eles recebem a carta de Sansa e entendem que quem mandou escrever cada palavra foi Cersei. Rob impõe condições para aceitar não atacar, mas sabia que Cersei nunca as aceitaria. É GUERRA.

ELES TÃO COM MEU MARIDO E  MINHA FILHA VOU DAR NA CARA DESSA RAINHA MALDITA

 

Um espião Lannister é pego no acampamento contando os soldados de Rob, mas Rob o permite voltar pro acampamento Lannister com a informação que conseguiu, para enganar Tywin.

Não contavam com minha astúcia

 

NED NA CAPITAL

 

Ned é convencido por Varys a confessar que é traidor e evitar assim sua execução, pelo bem de suas filhas, que após sua morte seriam perseguidas e provavelmente mortas. Ele sobe o Septo de Baelor para ser julgado, e no caminho consegue ver que Arya está na multidão. Ele então pede a seu amigo Yoren, que veio da Muralha para conseguir mais homens na Capital, que proteja Arya. Ned confessa ser traidor no seu julgamento, mas Jeoffrey muda de ideia na hora e resolve condená-lo à morte ao invés de manda-lo para a Muralha.

3 nomes pra futura lista da Arya: Cersei, Jeoffrey, e o carrasco Ilyn Payne

 

As duas meninas assistem à execução de seu pai. Yoren arrasta Arya para fora da multidão, corta seu cabelo para que ela se passe por menino e a leva embora da Capital, para a Muralha, onde estaria a salvo com Snow. Ele leva também Gendry, o bastardo de Robert, a pedido de seu mestre ferreiro, após a matança dos bastardos de Robert ordenada por Jeoffrey.

Me aguardem

 

SNOW NA MURALHA

 

A Patrulha da Noite encontra os 2 companheiros de seu tio Benjen mortos, e o trazem de volta para a Muralha. Um deles se levanta e ataca o Comandante da Patrulha, sendo salvo por Snow e seu lobo. O comandante o presenteia com Garralonga, a espada de sua família, que deveria ir para Jorah se ele não tivesse sido exilado.

Aço valiriano

 

Eles descobrem que os mortos devem ser queimados para que não sejam mais usados pelos White Walkers como seu exército.

Jon Snow recebe a noticia da prisão de Ned e que seu irmão Rob estaria indo para a guerra, e foge em segredo, deserdando da Patrulha da Noite. Porém Sam e outros amigos o encontram no caminho e o convencem a voltar. O Comandante o perdoa por ter fugido e decide reunir a Patrulha e ir para o norte da Muralha investigar o que é real nas recentes informações sobre selvagens e Walkers, e avisar a todo reino a respeito disso.

Abram os portões e peguem seus melhores casacos

 

A BATALHA

 

Tyrion passa a última noite antes da batalha com uma prostituta que conheceu no acampamento, chamada Shae. Começa o romance que tem tudo pra dar muito errado, mas é maravilhoso até dar.

Mais um romance trágico de Tyrion

 

Após a morte de Ned, os Stark atacam o acampamento de Tywin, que havia se preparado para receber o número de soldados informado pelo espião Lannister. Tyrion e seus companheiros das tribos do Vale vão na vanguarda, porém o anão nem chega a lutar, e desmaia após ser atingido na cabeça acidentalmente pelos próprios companheiros na correria. Ele acorda com Bronn o acompanhando e dizendo que eles venceram os Stark. Porém seu pai explica que apenas uma pequena parte do exército Stark foi para lá. O resto foi encontrar o exército de Jaime.

Robb vence a batalha contra Jaime e o captura, o levando para o acampamento Stark onde o mantém preso. Os senhores do Norte proclamam Robb Stark Rei do Norte, e passam a se considerar independentes da Capital.

The King in the North!

 

DENERYS EM ESSOS

 

Drogo é ferido numa briga e o ferimento piora. Daenerys aceita a ajuda de uma escrava recém capturada pelo Kahlazar. Ela trata da ferida, que acaba ficando ainda pior, e Drogo perde a consciência. Daenerys aceita novamente a ajuda da bruxa, que através de um ritual de sangue faz Drogo voltar a vida. Porém Daenerys é levada pra dentro da tenda durante o ritual para ser atendida às pressas após sentir as contrações da gravidez, e o ambiente sombrio acaba prejudicando sua gravidez. Daenerys acorda e descobre que seu filho nasceu morto, e Drogo está vivo mas apenas respirando e encarando o vazio. Ela mata Drogo, se despedindo dele.

Quando o Sol nascer a oeste e se puser a leste…

 

O Khalazar se divide e se espalha. Poucos ficam com ela além de Jorah. Ela pede que amarrem a bruxa na pira onde Drogo será cremado, pega seus ovos de dragão e sobe na pira em chamas. Ao amanhecer, o grupo que continuou com Daenerys até o fim presencia um milagre: no meio das cinzas, restaram Daenerys nua e intacta e 3 dragões vivos no lugar dos ovos.

Mother of Dragons

 

No próximo post vamos pra segunda temporada, que é centrada na Guerra dos 5 Reis: o bastardo Jeoffrey Baratheon no poder, os irmãos Stannis Baratheon e Renly Baratheon disputando pela sucessão do irmão falecido, Rob Stark como Rei do Norte, e Balon Greyjoy como Rei das Ilhas de Ferro. Até lá!

Post Author: Felipe Lyrio

Deixe uma resposta