Resumão Game of Thrones – Parte 6: A Guerra dos 5 Reis

2019 chegou e falta pouco pra nova temporada de GoT hein! 14 de abril chega rápido, e nós vamos continuar na espera, fazendo nosso resumão das temporadas anteriores. Dessa vez vamos falar da segunda temporada, e ela se passa toda em torno de um evento conhecido como A Guerra dos Cinco Reis. Vamos ver isso com calma.

 

SPOILERS! SPOILERS!

 

A morte de Ned na primeira temporada foi a gota d’água pra estourar a guerra entre Starks e Lannisters. Mas além do ódio, tinha uma questão política rolando. Com o Rei Robert morto, e depois Ned também, que havia sido nomeado pelo próprio Robert como Regente até que Joffrey fosse adulto, a vaga de Rei fica com o próprio Joffrey. E isso depois que Ned descobriu que Joffrey não é filho legítimo de Robert e mandou uma carta pro herdeiro correto nessa história, que seria o irmão de Robert, Stannis Baratheon, contando essa a baixaria toda.

Pois bem, a segunda temporada começa nesse contexto. Stannis manda cartas pro REINO INTEIRO sobre os filhos da rainha serem do irmão dela e não do rei, e que ele próprio se proclama herdeiro do trono.

Agora, temos os Lannisters lutando pra manter Joffrey Baratheon no trono…

Faz cara de vilão asqueroso e sem respeito

 

Os Starks lutando pra se manterem independentes do trono, com Robb Stark como Rei do Norte…

THE KING IN THE NOOOORTH

 

E Stannis Baratheon lutando pra pegar o trono que ele julga que é dele por direito. 3 Reis.

Minha mesa é mais bonita

 

Porém Stannis possui um irmão mais novo, correto? Renly Baratheon, que fazia parte do Pequeno Conselho do Rei na Capital, e que fugiu após a morte de Robert. Ele foi pra casa, Ponta Tempestade, reunir seu exército e algumas casas fiéis aos Baratheon pra que ele fosse o legítimo rei, com o argumento de que ninguém quer um rei severo e sem carisma como Stannis. Tá, o argumento é ruim, mas se a gente pensar que os Baratheons também não tinham direito ao trono antes de tomarem dos Targaryen porque decidiram que o Rei na época não era um bom rei, então parece que esse argumento já tem bastante força há um tempo em Westeros. Então com Renly já temos 4 reis.

E essa coroa de veado maravilhosa?

 

O quinto Rei seria Balon Greyjoy, o pai de Theon, que queria aproveitar toda essa instabilidade política pra tentar retomar a independência das Ilhas de Ferro. Ele e Robb Stark não têm interesse no trono de Westeros, só querem ser independentes dele.

A tristeza na cara de quem sabe que se depender do filho, não ganha nem uma partida de War

 

Como esse é o fio que guia a história da temporada, vamos fazer esse resumão só com as 5 narrativas dos reis. Depois a gente vê o restante da galera.

…Você não vai com a minha cara?

 

 

BALON GREYJOY

Robb Stark tava la ganhando todas na guerra e enviou Theon pra pedir ajuda pro pai, Balon Greyjoy. Eles tem muito navios e isso seria ótimo pra lutar contra os Lannisters e ganhar mais batalhas.

Theon chega la, entrega a carta de Robb sobre o plano de se juntarem contra os Lannisters em troca da independência das Ilhas de Ferro, e é ridicularizado pelo pai, que fala que ele parece até que virou um Stark depois de tanto tempo vivendo com eles. Ele quer a independência das Ilhas, mas vai fazer do jeito dele. Conquistando essa independência com as próprias mãos. Vai aproveitar a guerra no Sul e invadir o Norte, que ta desprotegido.

Onde você comprou essa roupa tinha pra homem, filho?

 

Aí Theon faz o que? Escolhe ficar do lado do pai e participar da invasão. Só que ele recebe só UM barco e uma missão muito irrelevante, enquanto a irmã recebe dezenas de barcos e missões melhores. Ele pensa ah é? Vamos ver se não chamo a atenção do meu pai agora…

Não é nada pessoal, é só uma questão de afinidade mesmo

 

Ele muda a missão sem falar com o pai, invade um local próximo a Winterfell, Brann Stark cai na armadilha de mandar reforços pro lá e deixar Winterfell mais vulnerável, e então Theon invade Winterfell. Mas perde Bran e Rickon Stark, que fogem com Osha e Hodor. Ele faz uma caçada aos meninos e encontra outros meninos numa fazenda próxima. Mata os 2 fingindo que são os Stark pra não ficar feio pra ele por ter perdido 2 garotos, mas pra variar, ficou feio.

Como vocês podem ver, eu mereço sim o respeito de vocês

 

A notícia chega a Robb e ele manda o bastardo de Roose Bolton, um de seus homens do Norte na guerra contra os Lannisters, retomar Winterfell e capturar Theon vivo pra Robb matar pessoalmente, depois de ouvir o porquê dessa maluquice toda do ex-amigo.

Você quer Theon vivo ou ileso? Porque eu talvez tenha o homem certo pra missão

 

Além disso, ele não tem como manter por muito tempo uma invasão desse porte com a quantidade ridícula de homens que levou, e pede ajuda pra irmã. Ela chega e ao invés de ajudar, ela diz que vai levá-lo embora. Não tinha como ficar ali tão longe do mar, com pouca gente, daqui a pouco a galera do Norte ficaria sabendo e eles não iam aguentar um contra ataque. Ele se recusa a ir, ela vai embora com os homens dela e ele se ferra.

Ele realmente acreditava que morreria com dignidade nesse dia. Não teve nem morte nem dignidade.

 

O bastardo Ramsey chega e oferece liberdade pra quem entregar Theon. Todos entregam. Só Theon se ferra. Ramsey sabe que precisa dele vivo mas ninguém falou nada sobre manter o vacilão inteiro ou ileso. Na terceira Temporada começa o sofrimento e redenção de Theon.

Hmmm carne fresca

 

Os meninos tinham voltado escondidos pra Winterfell e ficaram lá durante a invasão. Na hora propícia fugiram de novo, dessa vez indo pro Norte rumo à Muralha, pedir ajuda ao irmão Jon Snow.

Hodor

 

RENLY BARATHEON

Robb também enviou alguém para conseguir uma aliança com outro rei. Renly Baratheon. Já que os 2 compartilhavam do ódio aos Lannisters e Robb não tinha interesse no trono, parecia natural. Ele enviou a própria mãe, Catelyn Stark, pra essa empreitada. Ela chegou durante uma disputa de espadachins, e Brienne de Tarth vence Sir Loras Tyrell num combate, sem que ninguém soubesse que ela era uma mulher até ela revelar seu rosto por debaixo do capacete. Como prêmio pela vitória, o combatente poderia fazer um pedido ao rei, e ela pede, apaixonada, para se tornar membro da Guarda Real dele, mesmo sendo mulher. Ele aceita de bom grado. Fofos.

Maravilhosa

 

Além de Catelyn, Petyr Baelish também chega ao local, oferecendo a ela um presente de boa fé pra amaciar o coração machucado dela, antes de fazer a proposta que queria fazer. Ele entrega os ossos de Ned para que sejam enterrados em casa com seus antepassados. O que ele pede é Jaime, em troca de suas filhas Sansa e Arya. Arya nem estava com os Lannisters, ele sabia disso. Sim, Baelish mentiu, é isso que ele faz sempre. Ela nem negocia nem deixa o cara ficar por perto muito tempo, só grita e ele vai embora. mas a semente foi plantada. Veremos os frutos mais tarde.

Rancar esses dedo até sobrar só o mindinho. HÁ!

 

Outro ilustre personagem aparece no local. Ponta Tempestade tava movimentada nessa temporada. O irmão de Renly, Stannis Bratheon, surge propondo paz entre irmãos, contanto que Renly desistisse da disputa pelo trono. Stannis até deixaria Ponta Tempestade com ele. Renly recusa e Stannis retorna pra Pedra do Dragão. Pouco depois, Renly é morto por uma sombra bizarra com o rosto de Stannis.

Olá irmãozinho/tio

 

Mas só quem viu a morte bizarra foram Catelyn e Brienne que o segurou enquanto morria, e foi flagrada nesse momento por guardas de Renly, que a culparam pela misteriosa morte. Briene é atacada e mata os guardas, e seguindo o conselho de Catelyn, a contragosto, foge pra sobreviver e se vingar de Stannis um dia, deixando o corpo de seu amado pra trás. Ela jura fidelidade agora a Catelyn, e que ajudaria a salvar suas filhas já que não pôde salvar seu antigo rei. Elas voltam pro acampamento de Robb sem a ajuda que foram buscar, e a guerra dos 5 reis tem um rei a menos.

By the old gods and the new

 

Sir Loras Tyrell, que era namorado de Renly em segredo, volta pra sua terra com sua irmã Margaery Tyrell, que era casada com Renly e sabia do relacionamento de seu marido com seu irmão. Petyr Baelish em uma conversa com Margaery entendeu que ela tem muita ambição e quer mais que qualquer coisa ser rainha. Os Tyrell perderam uma oportunidade de se tornarem família real com a morte de Renly, mas Lorde Baelish teve a ideia de oferecer Margaery em casamento a Joffrey, caso os Tyrell lutassem ao lado dos Lannisters. Eles se juntaram ao exército de Tywin Lannister.

Gosta de psicopatas novinhos? E com uma coroa na cabeça?

 

ROBB STARK

Numa das batalhas, Robb conheceu Talisa. Uma mulher que ajudava no tratamento de feridos das batalhas, independentemente do lado em que tivessem lutado. Amor à primeira vista.

Vem sempre aqui?

 

Catelyn volta de sua tentativa de ganhar as forças de Renly pro lado dos Starks sem sucesso, e observa o interesse de Robb em Talisa, lembrando a ele de seu juramento a Walder Frey. Claramente isso não caminhava pra um final feliz.

Ok, ela é mais bonita que a minha família inteira realmente

 

Eles receberam a notícia da invasão em Winterfell, fruto de outra negociação que não deu certo, e como vimos, Robb pediu a Roose Bolton que seu bastardo capturasse Theon.

Um novo prisioneiro Lannister é posto na mesma cela em que Jaime era mantido, e Jaime o mata para chamar atenção do guarda. Ao entrar na cela, o guarda também é morto por ele. Jaime foge, mas acaba preso novamente, e ameaçado de morte pelo pai do guarda morto, Lorde Karstark. Catelyn o impede de matar Jaime, enquanto Robb nem estava presente. Foi buscar medicamentos com Talisa e aproveitar o momento a sós, enquanto o seu acampamento era confusão pura por causa de Jaime.

Meu senhor eu acabei de perder 2 filhos, deixa eu trocar esse infeliz pelas minhas meninas pelamor de Deus

 

Robb retorna e fica sabendo que Catelyn, escondida e desesperada por ter perdido dois filhos, envia Jaime com Brienne para aceitar a troca por Sansa e Arya. Robb prende a mãe por tomar essa atitude sem consultá-lo.

Shippo muito esses 2

 

Robb acaba se declarando pra Talisa, traindo sua promessa a Walder Frey, e se casando com ela escondido na floresta. Temos outra decisão historicamente infeliz nesse momento, e na terceira temporada veremos os seus frutos.

Até que a morte os sep… não, não consigo fazer piada com isso

 

STANNIS BARATHEON

Voltando um pouco no tempo, quando a Rebelião de Robert acabou, Robert se tornou Rei de Westeros e deu Pedra do Dragão pra Stannis. Ela é a ex casa dos Targaryens, além de um ponto super estratégico militarmente por ser uma baita fortaleza e localizada no mar na direção do outro continente. Fazia sentido deixar Stannis lá porque ele é um comandante, um guerreiro. Mas antes disso ele é o segundo na linhagem de Robert, portanto deveria ser ele a comandar Ponta Tempestade na ausência do irmão mais velho, que saiu da terra natal e do castelo da família pra morar na Fortaleza Vermelha e sentar no Trono de Ferro. Ao invés de Stannis, Robert dá essa responsabilidade ao irmão mais novo, Renly, que não sabe nem caçar direito mas que o povo ama pela sua simpatia. Isso dá uma noção da amargura de Stannis com Renly. Lutou na guerra do irmão, passou fome, pra ser recompensado com uma pedra ao invés da sua própria casa à qual teria direito.

Algumas casas que servem os Baratheon passaram a seguir Stannis, provavelmente por concordarem que ele é o herdeiro de Robert apesar de ser insuportável, e outras casas ficaram em Ponta Tempestade com Renly, por comprarem a ideia de que Renly seria uma opção melhor pra Rei, especialmente depois que Stannis se converteu a uma nova religião. Sua sacerdotisa vermelha Melisandre mandava queimar imagens dos Sete Deuses, da religião oficial de Westeros, pregando que só há um Deus, e ele é R’hllor, Lorde da Luz, que se comunica com seus fiéis através do fogo e que não tolera outras crenças. Isso assusta qualquer um.

Mais uma noite serena queimando imagens e pessoas

 

O Meistre de Pedra do Dragão percebe a ameaça da mulher vermelha, que matou na fogueira inclusive parentes de Stannis (com seu consentimento) por não terem se convertido ao novo deus, e resolve matá-la com uma taça de vinho envenenado. Pra que ela não desconfie, ele mesmo se sacrifica e bebe, aceitando que sua morte seria um preço justo pra salvar seu mestre Stannis da Feiticeira. Ela espera o cara começar a morrer, e bebe sabendo que a taça tava envenenada. Nada aconteceu com ela. Que bruxona.

Saúde

 

Davos passa a ser o maior opositor dela. Ele é o braço direito de Stannis, de família humilde, ex contrabandista, que ganhou um título de cavaleiro de Stannis por ter salvado seu exército da fome no cerco, durante a guerra de Robert. Apareceu com cebolas pra alimentá-los e entrou na fortaleza que Stannis defendia sem que os inimigos o vissem, já quando o exército de Stannis tinha terminado de comer todos os cavalos, os cachorros, os ratos… enfim. Porém, pra Stannis, uma boa ação não anula uma má. Davos ganhou o título por ter salvado sua vida, mas teve seus dedos decepados por ser contrabandista. Davos achou isso o máximo e passou a ser seu aliado mais devoto. E isso significava, agora, ficar de olho nessa bruxa.

O cara mais razoável de Westeros apesar de usar um colar feito com seus próprios dedos

 

Após Renly recusar a proposta de Stannis de desistir do trono, Stannis engravida Melisandre e pede a Davos pra levá-la até um ponto abaixo da fortaleza de Renly. Lá ela dá à luz uma sobra com o rosto de Stannis, que invade o acampamento de Renly e o mata na frente de Catelyn e Brienne.

Só mais um pouco, faz mais força! Já da pra ver os chifres!

 

Davos consegue o apoio de um pirata amigo seu, Saladhor Saan, para fornecer os barcos da investida de Stannis às praias da Fortaleza Vermelha. Stannis promete a Davos que ele será Mão do Rei quando conseguirem o trono. Davos pede que Melisandre não participe do ataque. Stannis aceita e dá a Davos o comando do ataque à Capital. Stannis vai com seu exército pra Baía da Água Negra invadir Porto Real.

Eu empresto os barcos mas a Cersei é minha

 

JOFFREY BARATHEON

Na verdade aqui vamos falar mais do Tyrion do que do Joffrey, porque ele agiu muito mais como um dos 5 reis do que esse pirralho.

Tyrion chega em Porto Real e descobre que sua irmã Cersei só ta fazendo besteira. Uma delas foi perder Arya Stark, que poderia ser trocada junto com Sansa por Jaime. Ela já tinha permitido Joffrey matar Ned na temporada anterior, e dessa vez não fez nada quando ele mandou matar todos os bastardos de Robert.

Meu leãozinho não me ouve!

 

O anão acaba mandando pra Muralha Janos Slynt, o Comandante da guarda da cidade, que recebeu as ordens de Joffrey e saiu matando com seus homens os bastardos do antigo rei, inclusive os que ainda eram bebês. Afinal o Comandante de lá havia pedido a Tyrion mais homens, e Tyrion não poderia confiar num capacho da Cersei como Comandante da Guarda.

Tão precisando de HOMENS lá na Muralha, mas eu vou ter que mandar você mesmo

 

Sorte que Gendry soube da perseguição aos bastardos de Robert e fugiu a tempo, na mesma caravana que Arya, senão teria morrido também. A gente fala sobre eles 2 no próximo post.

Jaqen H’ghar lá no fundo só de olho nesses dois

 

Shae, que chegou com Tyrion na capital sem poder estar lá, porque Tywin Lannister proibiu Tyrion de levar prostitutas pra casa, se disfarçou de ama de Sansa. Acabou gostando dela.

Melhor pior ama da história

 

Pra saber em quem poderia confiar, Tyrion faz um joguinho com os 3 principais conselheiros do Trono. Lordes Baelish e Varys, e Grand Meistre Pycelle. Pra cada um deles Tyrion conta uma versão diferente de um plano seu, e pede segredo. Quando Cersei vem tirar satisfação sobre o plano que ouviu, que envolvia casar sua filha com o herdeiro de Dorne, ele soube na hora quem o traiu. Pycelle, o único dos 3 pra quem o anão contou essa versão. Ele manda prender o velho. Baelish não gosta de ser usado no jogo mas Tyrion faz outra proposta a ele. Uma que ele não poderia recusar, pois envolvia sua amada Catelyn: devolver os ossos de Ned pra ela em sinal de boa fé para propor a troca de Jaime por suas filhas.

A primeira faz tchan, a segunda faz tchun

 

Depois de rolar mais uma batalha entre Lannisters e Starks, com derrota dos Lannisters, Joffrey resolve descontar sua frustração batendo em Sansa. Pior, nem isso ele faz sozinho. Manda Meryn Trant bater. O mesmo que matou o mestre de Arya.

Mais tarde veremos que bater em meninas não era uma tarefa que Trant se incomodava muito de fazer

 

Tyrion acaba com a graça do muleque mimado, salva Sansa, e envia prostitutas pra Joffrey pra acalmá-lo, depois. Não da certo, ele tortura as coitadas.

Diz pra titio que adorei o presente

 

Então Cersei tem a ótima ideia de mandar seu PRIMO Lancel pra cobrar de Tyrion que soltasse Pycelle. Tyrion revela ao garoto que sabe do caso entre ele e Cersei e ameaça contar a Jaime, obrigando Lancel a se tornar espião dele. Ele nem precisava, mas até liberta Pycelle, só de onda.

Essa família é muito unida

 

E através dessa nova espionagem, Tyrion descobre que Cersei tá arrumando fogo vivo pra usar na guerra. Ele gostou dessa ideia e pediu pros quiromantes produzirem pra ele ao invés de pra ela.

Porque minha irmã já não é perigosa o suficiente sem isso né

 

A família real vai até o litoral se despedir de Myrcella, que parte pra Dorne graças ao plano de Tyrion, e na volta pra Fortaleza rola uma confusão entre a comitiva e o povo nas ruas, insatisfeitos com o reinado de Jeoffrey. A briga fica feia, gente morrendo dos dois lados, maior barraco no meio da rua, mas a maioria dos atacados consegue voltar pra Fortaleza vivos. Sem Sansa, que fica pra trás e é quase estuprada, mas Cão de Caça volta pra salvá-la.

Sim, isso na cara dele é estrume tacado pelo povo

 

Pouco tempo depois Sansa menstrua pela primeira vez e tenta esconder com a ajuda de Shae, mas o mesmo Cão de Caça descobre tudo e conta pra Cersei. Já pode dar filhos a Joffrey, isso significa que já ta quase na hora de casar com aquele traste.

Já tava assim quando eu cheguei

 

Cersei captura Rose, a prostituta que veio do Norte pra trabalhar com Mindinho, achando que conseguiu descobrir o segredo de Tyrion – uma amante proibida. Ela foi na pista certa mas errou a pessoa. Cersei ameaça matar a mulher se Tyrion deixar que algo aconteça com Joffrey na guerra. Ele disfarça e finge que Cersei pegou a pessoa certa, prometendo que um dia ela pagaria por isso.

 

Stannis chega na Baía e Cersei e Sansa se trancam com as mulheres, se protegendo da batalha. Ela consegue veneno pra se matar e matar seus filhos caso os Lannisters sejam derrotados, e Ilyn Payne, o carrasco oficial do reino, está lá com elas pra matar todas as mulheres e evitar que elas sejam estupradas ou sofram nas mãos do inimigo. Que doce.

Cruzes

 

A frota de Stannis é recebida por um único barco sem tripulação. Mas cheio de fogo vivo. Bronn espera o barco se aproximar dos inimigos e atira uma flecha acesa, que explode o barco e tudo em volta. Davos é atirado ao mar e seu filho morre, assim como muitos dos soldados. Stannis continua com a invasão.

Ainda bem que a guerra foi de noite, que espetáculo

 

Cão de Caça deserta por medo de fogo.

F*** the king!

Lancel entra no esconderijo das mulheres ferido e avisa Cersei sobre a derrota que se aproxima, e ela ordena que tirem Joffrey da batalha, obrigando Tyrion a assumir a liderança. Ela vai pra sala do trono com seu filho mais novo e leva o veneno que havia conseguido. Shae convence Sansa a sair da sala também e aproveitar a confusão pra fugir. Ela encontra Cão de Caça em seu quarto e ele oferece ajuda pra fugir, mas ela recusa e fica.

Pequeno grande homem

 

Tyrion vence a primeira onda de ataques do exército de Stannis, mas a segunda quase acaba com o exército Lannister, e em meio à confusão um cavaleiro real tenta matá-lo. Podrik o salva, matando o cara.

O início de mais uma bela amizade

 

O exército de Tywin chega com Loras Tyrell e eles vencem a guerra, obrigando Stannis a recuar e chegando no trono na hora em que Cersei quase mata seu filho mais novo, achando que perderiam a guerra.

A história de veados (Baratheon) matando leões (Lannister) ficou mais confusa ainda quando os leões foram salvos com ajuda de rosas (Tyrell)

 

E assim termina a primeira grande batalha da Guerra dos 5 Reis, que agora só tem 4.

No próximo post a gente encerra a Segunda Temporada falando de Snow, Daenerys e Arya. Valar Morghulis.

To há um tempo esperando vocês voltarem a falar de mim um dia

 

Post Author: Felipe Lyrio

Deixe uma resposta