Resumão Game of Thrones – Parte 13: Sétima Temporada

Socorro, último post da nossa série de resumão Game of Thrones! Faltam 2 semanas pra última temporada e a gente vai aquecendo aqui relembrando da sétima. Vem!

SPOILERS SEMPRE!

MUITOS SPOILERS!

 

SANSA, ARYA e BRAN

Meera e Bran finalmente chegam na Muralha, onde são recebidos pela Patrulha e seu novo Comandante, Edd. Bran já não é mais o mesmo depois que se tornou o Corvo de Três Olhos, e trata Meera com frieza, apesar de agradecê-la por toda a ajuda. Meera volta pra casa de seu pai.

Bran claramente tendo mais no que pensar além da Meera

 

Após matar Walder Frey, Arya ainda permanece no castelo de Correrrio pra terminar de se vingar pela morte de sua mãe e seu irmão Robb. Ela se disfarça de Walder Frey com seu rosto, reúne todos os Freys num salão pra comemorar a vitória contra os homens do Peixe Negro, manda servir vinho envenenado a todos eles e discursa enquanto morrem. Ela poupa a esposa de Walder pra que ela conte a todos o que aconteceu ali, e que o “Norte se lembra”.

 

Ela então segue caminho para a Capital pra riscar mais um nome de sua lista: Cersei. Mas no caminho ela para na estalagem onde seu antigo amigo Torta Quente ainda trabalha, e fica sabendo que seu irmão Jon Snow recuperou Winterfell, e decide voltar pra casa.

Oi sumida

 

No caminho pra Winterfell ela é cercada pela matilha de Nymeria, sua antiga loba gigante, que a reconhece. Ela a chama pra voltar pra casa mas a loba se recusa e vai embora.

Assim como Arya, depois de viver tanto tempo fora de casa ela não pertence mais a Winterfell

 

Depois que Jon viaja pro sul, Bran chega em Winterfell e reencontra Sansa. Ela nota que ele está diferente. Ele tem uma visão do rei da Noite e manda uma carta a Jon, o avisando. Arya também chega e Bran dá a Arya a adaga que Baelish tinha acabado de dar a ele. A mesma que foi usada pra tentar matar Bran quando era criança, após ter sido atirado da torre em Winterfell por Jaime. Ela testa a adaga num duelo com Brienne, que fica feliz em vê-la bem depois que Arya recusou sua ajuda quando estava com Sandor Clegane.

 

Começa o jogo de Lorde Baelish pra dividir as irmãs Stark e manter Sansa indefesa e dependente dele. Ele permite que Arya descubra o pergaminho que Sansa mandou a seu irmão Robb pra que se rendesse aos Lannisters quando Ned foi morto.

 

Arya passa a ameaçar Sansa, que começa a ter medo de sua irmã.

 

Sansa pede ajuda a Baelish e ele a aconselha a contar com Brienne caso Arya tente algo contra ela. Ela então manda Brienne a Porto Real quando recebe a convocação de Cersei pra tratar da trégua da guerra pelo trono, e lida com Arya sozinha.

Baelish a ensina a pensar sempre em todas as possibilidades, e se perguntar qual a pior coisa que as pessoas podem estar querendo quando dizem o que dizem e fazem o que fazem, e o quão bem essas razões explicam o que elas dizem e fazem. Ela aprende a lição e se questiona não só sobre as intenções de Arya mas sobre as de Baelish também.

Ela arma um julgamento pra Arya, mas na hora da sentença ela condena Baelish à morte por ter matado o antigo mão do Rei Robert e botado a culpa nos Lannisters e mandado matar Bran, causando a guerra entre Starks e Lannisters. Bran testemunha contra ele a respeito da traição contra Ned também, e então Arya executa Baelish.

 

SAM

Sam rouba a chave da área proibida da biblioteca da Cidadela pra poder continuar pesquisando sobre os white walkers e ser útil a Jon na guerra que está por vir. Ele passa a ler escondido com a ajuda de Gilly, que aprendeu a ler. Ele descobre que Pedra do Dragão contém um enorme reservatório de Vidro de Dragão em suas cavernas subterrâneas, e envia uma carta a Jon pra avisá-lo.

Jorah foi encontrado por alguém da Cidadela e posto numa cela pra que não contaminasse ninguém com a escamagris, já avançada. Sam descobre uma forma de curar escamagris nos livros e começa o tratamento doloroso em segredo, por ser proibido. Ele consegue retirar toda a pele contaminada de Jorah, que é liberado e vai atrás de Daenerys.

Ai

 

Gilly lê sobre o cancelamento do casamento de Rhaegar Targaryen  e sua Ellia Martell, e que se casou depois escondido com Lyanna Stark, mas Sam e Gilly ainda não sabem que esses são os verdadeiros pais de Jon. Ele foge da Cidadela com pergaminhos roubados e parte pra Winterfell, onde será mais útil do que treinando pra ser Meistre.

Boa, Gilly!

 

Sam chega a Winterfell e conversa com Bran, que conta a ele sobre Jon ser filho de Lyanna e Rhaegar, sendo assim um bastardo Sand, não um Snow. Sam o corrige usando as informações que leu nos livros sobre o casamento deles e eles entendem então que Jon não é um bastardo, e sim um legítimo Targaryen. Bran usa suas visões pra confirmar que estavam certos e assiste ao casamento.

 

DAENERYS E JON

Jon envia Tormund pra Atalaialeste do Mar, o castelo mais ao leste da Muralha, por onde os mortos podem tentar passar pro sul.

A carta de Daenerys chega em Winterfell convocando Jon a dobrar o joelho, e Jon aceita pois a carta de Sam também chega, contando sobre o Vidro de Dragão que eles precisam urgentemente pra guerra.

Ele parte com Davos, mesmo contra a opinião de todos, mas deixa Sansa como Regente. Bran e Arya chegam depois que Jon já partiu.

Daenerys chega com sua comitiva à Pedra do Dragão, onde nasceu. Ela usa sua a ilha como base pro ataque a Westeros.

Não é O trono ainda, mas já é UM trono

 

Melisandre também chega no local depois de ter sido banida do Norte por Jon. Ela sugere à Daenerys que una esforços com Jon Snow. Depois disso, Melisandre diz a Varys que fez o que precisava: unir fogo e gelo. Agora ela retorna a Volantis, mas avisa que sabe que vai morrer em Westeros, assim como Varys irá também um dia. Vamos ver no que isso vai dar na última temporada.

I’ll be back

 

Seus aliados sugerem atacar a Capital mas Daenerys não quer destruir o lugar que veio governar. Tyrion a aconselha a cercar Porto Real, mas apenas com soldados de Westeros (os de Olenna Tyrell e de Ellaria Sand), pra conquistar a confiança do povo. Enquanto os Imaculados atacam a casa dos Lannisters, Rochedo Casterly.

Parece um bom plano. Então com certeza vai dar errado.

 

Jon chega em Pedra do Dragão com Davos e finalmente se encontra com Danerys. Ele se recusa a dobrar o joelho e ela se recusa a largar sua luta pelo trono em prol de uma guerra contra os mortos,  A pedido de Tyrion, que confia em jon e o considera um valioso aliado contra Cersei, Daenerys permite que Jon minere o Vidro de Dragão que veio pedir. O clima entre eles melhora.

Todos sabemos onde isso vai dar

 

CERSEI, JAIME E EURON

Euron Greyjoy desiste de tentar sua proposta de casamento a Daenerys depois que Theon e Yara se aliaram a ela, e tenta esse plano com Cersei. Ela recusa o casamento mas ele promete voltar com um presente irrecusável pra que ela o aceite.

Mais fanfarrão que nunca

 

Ela convoca os senhores ainda fiéis à Coroa pra avisar sobre a invasão de Daenerys, e Jaime nomeia o pai de Sam, Lorde Randyll Tarly, pro comando do exército.

Pai de Sam

 

Qyburn mostra a Cersei uma arma que pode acabar com dragões.

 

A GUERRA

Euron Greyjoy ataca os barcos de Theon e Yara que iriam levar os exércitos pro cerco à Capital. No ataque, morrem duas das Serpentes da Areia, e a outra, que é filha de Ellaria Sand, é capturada viva junto com sua mãe pra que as duas sejam entregues a Cersei como o presente que prometeu. Yara é capturada também, e Theon ao invés de salvá-la, foge se jogando do barco no mar.

 

Euron chega a Porto Real com seus presentes pra Cersei, que aceita o pedido de casamento dele, mas que só aconteceria depois que tivessem vencido a guerra.

Cersei beija a filha de Ellaria a envenenando, exatamente como Ellaria fez com sua filha Myrecella, e mantém mãe e filha presas numa cela, vigiadas pelo Montanha, condenando Ellaria a assitir a morte de sua filha sem saber quando aconteceria, e mantendo ela viva pra que olhasse todos os dias pra sua filha morta.

 

Tyrion planeja o ataque dos Imaculados a Rochedo Casterly por conhecer bem sua ex-casa, e o ataque é muito bem sucedido. Mas chegando lá, Verme Cinzento percebe que os Lannisters não deixaram o castelo protegido e enviaram seu exército a outro lugar. E os barcos que levaram os Imaculados a Rochedo Casterly são então atacados pelos de Euron Greyjoy, que já havia atacado Theon e Yara e destruído boa parte de seus barcos.

 

Jaime leva o exército Lannister pra atacar Olenna Tyrell em seu castelo, Jardim de Cima. Ele vence sem problemas e concede à Olenna uma morte por veneno, indolor. Ela aceita e conta a ele sobre como matou seu filho Joffrey, e pede a ele que conte a Cersei.

 

Ao voltarem com todo o ouro dos Tyrell pra pagarem a dívida dos Lannisters com o Banco de Ferro de Braavos e todo o suprimento que podiam levar pra Porto Real, eles são surpreendidos por Danerys montando seu dragão, liderando seu exército Dothraki. Bronn usa a arma de Qyburn e acerta o dragão, mas não consegue matá-lo. Ao tentar tirar a lança do dragão, Daenerys se expõe ao ataque de jaime, mas seu dragão a protege e teria matado Jaime se não fosse por Bronn, que o atira no rio. Eles nadam pra fora em segurança mas Daenerys venceu a batalha com facilidade.

 

Daenerys recruta o exército Lannister derrotado. Os que se recusaram a dobrar o joelho (o pai e o irmão de Sam) são mortos pelo fogo de seu dragão.

Os últimos momentos antes de um drakarys

 

A MISSÃO SUICIDA

Drogon permite que Jon toque seu rosto.

Não te conheço mas já te considero pacas

 

Jon recebe a carta de Bran, descobrindo que ele está vivo e que os mortos estão quase chegando na Muralha. Ele resolve levar todo o Vidro de Dragão que conseguiu minerar e começar os preparativos pra guerra. Tyrion tem a ideia de tentar convencer sua irmã Cersei a parar a guerra contra Daenerys provando a ela que os mortos são reais e que essa precisa ser a prioridade de todos os vivos no momento. Assim, Daenerys poderia ajudar Jon na guerra do Norte sem dar vantagem a Cersei. Jon se voluntaria pra ir até o Norte nessa missão, assim como Jorah, que acaba de chegar e reencontrar sua amada Danerys.

Essa ilha ta começando a ficar muito cheia

 

Tyrion e Davos vão a Porto Real. Tyrion se encontra com Jaime pra explicar o plano e pedir a ele que convencesse Cersei a recebê-los quando eles voltassem com a prova de que os mortos estão chegando. Davos foi recrutar Gendry, que acaba se voluntariando pra ir com Jon e Jorah pro Norte.

Sumido

 

O grupo de Jon encontra Tormund em Atalaialeste do Mar, e lá se reúne com Beric Dondarrion, Thoros de Myr e Sandor Clegane, que estavam indo pro Norte e foram aprisionados ali. O grupo segue junto pro Norte além da Muralha.

Partiu Norte

 

Eles conseguem encontrar um grupo pequeno de mortos e um white walker. Ao matar o walker, todos os mortos são derrotados com exceção de um. Eles descobrem assim que os mortos podem ser todos derrotados ao matar o walker que os controla. Um grande grupo surge e eles enviam Gendry de volta a Muralha pra pedir ajuda. Eles são obrigados a se refugiarem numa pedra no meio de um lago congelado e ficam cercados por muitas horas.

 

Thoros acaba morrendo da ferida de um urso morto que havia atacado o grupo anteriormente.

Não tem ninguém pra ressuscitar quem morrer agora hein

 

Quando os mortos percebem que o lago já está congelado o suficiente pra que atravessassem, o ataque começa e eles são salvos por Daenerys e seus dragões.

O Rei da Noite mata um de seus dragões menores, mas Danerys foge com o grupo, exceto Jon, que cai no lago tentando protege-los. Seu tio Benjen surge e o salva, enviando Jon em seu cavalo enquanto fica e luta até a morte com os inimigos.

 

Jon aparece exausto na Muralha e Daenerys aceita se unir a ele na batalha. Ele aceita dobrar o joelho a ela, e os dois se se aproximam mais, começando um romance sem saber que são parentes.

Oh Danny

 

O ENCONTRO

Cersei recebe Jon, Daenerys e seus aliados, que mostram o morto controlado pelos walkers. Euron finge que desiste da união com Cersei, e diz que voltaria pras Ilhas de Ferro, onde os mortos nunca chegariam por não saberem nadar. Ele na verdade foi enviado por Cersei a Essos, pra trazer a Companhia Dourada, mercenários contratados por Cersei pra guerra em Westeros.

 

Cersei aceita a trégua contanto que Jon não se aliasse a Daenerys, mas ele diz já ter jurado fidelidade a ela como sua rainha. Ela então recusa parar com a guerra, mas Tyrion a convence em particular depois de descobrir que ela está novamente grávida. Não sabemos qual foi o acordo.

Ela conta a Jaime que mentiu pra eles ao concordar com a trégua,e Jaime diz que prometeu que iria ajudá-los. Ele prefere manter sua palavra e deixa Cersei, que mesmo o ameaçando de morte, não consegue impedir que ele vá embora.

Sério que prefere me matar? Ah parei.

 

O INÍCIO DO FIM

O Rei da Noite reanima o dragão morto e o monta, derrubando uma parte da Muralha e permitindo que seu exército de mortos caminhe pro sul em direção a Winterfell.

 

E é isso. Agora temos que esperar começar a última temporada pra ver onde tudo isso vai dar. ANSIOSOS? TEORIAS?

Boa oitava temporada pra todos!

Post Author: Felipe Lyrio

Deixe uma resposta