Sonhos Lúcidos

Já pensou poder controlar tudo ao seu redor? Sair voando pela cidade? Ou quem sabe ter um encontro tórrido com seu crush secreto? Agora você já pode fazer tudo isso. E sim, é nos seus sonhos, mas isso não é uma coisa ruim!

Sonhar é sempre muito bom, mas nós não precisamos ser vítimas do acaso. Todas essas situações citadas podem acontecer, mas você não precisa ficar torcendo pra se lembrar do sonho quando acordar ou pra que aconteça em determinado momento. Segundo adeptos da técnica de sonho lúcido, nós podemos moldar nossos próprios sonhos da maneira que quisermos.

Que isso pode acontecer não é mais nenhuma hipótese ou tese. É fato comprovado. Mas as coisas não são tão fáceis assim. Ter lucidez durante um sonho, apesar de simples, pode demorar para acontecer.

Eu mesmo já cheguei a ficar lúcido durante um sonho. Mas afinal, o que seria isso? Ficar lúcido durante o sonho consiste em, dentro do sonho, ter a plena noção de que se está sonhando. Este seria o primeiro passo para dominar as técnicas dos sonhadores lúcidos. Para mim aconteceu por acaso, numa noite qualquer, sem nenhum preparo especial. Não me lembro do fato ter se repetido.

Segundo os especialistas, algumas pessoas tem mais facilidade do que outras e, mesmo sem treino, desejo, ou preparação conseguem ficar lúcidas nos seus sonhos de forma frequente. Um bom indicativo de que você pode ter facilidade para ser um sonhador lúcido é se lembrar dos seus sonhos ao acordar (apesar de muitos não se lembrarem, nós sonhamos todas as noites sim).

No entanto, este é apenas um pequeno passo para moldar seu universo onírico. A consciência de que se está sonhando, que vem a seguir, tão pouco significa plenos poderes. Quando você percebe dentro do sonho que está sonhando você não passa a ser um deus imediatamente. Você apenas consegue tomar suas decisões com essa informação em mente. No entanto, quem costuma praticar o sonho lúcido e exercitar isso em suas noites, passa a conseguir cada vez mais coisas dentro dele, tornando possível fazer o que bem entende nesta dimensão.

Por ter interesse no assunto, recentemente comprei o livro “Sonhos Lúcidos” de Dylan Tuccillo, Jared Zeizel e Thomas Peisel, da editora Sextante. O livro promete ensinar técnicas que te farão conseguir dominar a tal arte.

Mesmo se você não tem intenção de dominar a técnica, a leitura é interessante por mostrar fatos e curiosidades sobre uma atividade tão inexplorada – e que poderia ser praticada por todos.

Para pô-la em prática, não é tão simples, no entanto. Consegui de fato ter êxito nos primeiros passos que ele ensina, como lembrar dos meus sonhos toda a noite, mas as técnicas ensinadas formam praticamente um curso acadêmico que requer dedicação e treino. Para não atrapalhar a evolução, no momento parei a leitura. Assim que conseguir evoluir na parte em que estou continuarei com os próximos passos. Prometo vir contar para vocês minhas aventuras oníricas assim que conseguir evoluir.

Como já dito, apesar de parecer história fantasiosa ou crença espiritual, o sonho lúcido não tem nada a ver com isso. É um fato comprovado cientificamente e independentemente da interpretação que se tenha dos sonhos é totalmente possível. Se conseguimos aprender e dominar técnicas para tê-los ainda não é oficial mas, além do livro mencionado, muitas pessoas prometem ensinar.

Eu estou disposto a descobrir, e vocês?

Post Author: Marcio Oliveira

Deixe uma resposta