Eurochocolate Festival 2017

Ai ai, meu Brasil brasileiro! Nunca na minha vida eu achei que iria participar de um dos maiores eventos de chocolate do mundo! O Eurochocolate em Perúgia, na Itália. Sempre ouvi falar desse evento, mas nunca dei muita bola pois achei que seria uma coisa inatingível: longe, caro e difícil conciliar com as datas que eu poderia eventualmente viajar. Mas não é que logo após ter marcado minha viagem de férias pra Itália eu descobri que o evento ia rolar bem no momento em que eu estaria por lá, e justo próximo das cidades que eu visitaria? Que coincidência MARA! Então claro que eu dei uma desviada do caminho e passei por lá, e conto aqui tudo pra vocês!

 

O festival europeu de chocolate reúne os fabricantes de chocolate da Europa na cidade de Perúgia, numa feira que dura 10 dias e é ao ar livre. A cidade fica a 2 horas e meia de trem saindo de Roma. Prepare o casaco que faz um frio do cão nessa época. Pra completar a cidade é suuuper no alto, o que garante aquele ventinho gelado no pescoço bem propício pra pegar uma gripe! Mas vale a pena porque todas as marcas divas, musas do chocolate estão por lá! Cada marca faz sua barraquinha e vende o seu produto, faz promoções, sorteios, dá amostras, faz testes cegos, brincadeiras e distribui brindes.

 

Algumas também tem stands com interação pro público, como espaços pra tirar foto com umas plaquinhas, tipo se faz em casamentos. Segue meu mico abaixo: fiquei na fila achando que era pra ganhar chocolate, quando me dei conta era pra tirar essa foto:

Pra mim o bacana foi ver todas as melhores marcas reunidas e conhecer várias marcas maravilhosas que eu nunca tinha nem ouvido falar. O clima da cidade também fica incrível, lotaaada de turistas carregando sacolinhas de chocolate pra lá e pra cá.

Fica cheio desse jeito aí mesmo!

O evento é gratuito, afinal são apenas barraquinhas na rua e você caminha livremente por elas. Mas existe a possibilidade de comprar o Chococard, que é um cartãozinho que custou 6 euros e dá direito a várias amostras e brindes que algumas marcas participantes distribuem.

O cartãozinho fica assim todo rasgado, pois conforme cada marca vai dando sua amostra, eles rasgam seu cartão.

Eu achei que valeu a pena, pois através dessas amostras pude conhecer as marcas e depois comprar apenas das que eu gostei mais. De todas que tinha lá eu só conhecia a suíça Lindt, então foi tudo novidade pra mim. Além disso, juntando todos as amostras que você ganha acaba dando uma quantidade legalzinha que sairia bem mais caro que 6 euros se você comprasse individualmente cada um.

Amostras que eu e meu marido ganhamos com 2 chococards, tinha mais algumas mas fomos comendo durante a feira rsrs.

Não vou dizer que achei “óoo, que maravilha, quanto chocolate”, mas alguns eram tão bons que fizeram realmente valer a pena, enquanto outros eram mais fraquinhos e eu não gostei (como por exemplo um chá com gosto de chocolate que eu achei trevas total, rs)!

Além disso, ter o Chococard faz você ficar passeando pelo evento como se estivesse numa caça ao tesouro, procurando as barraquinhas que dão as amostras dentre as centenas de barraquinhas que estavam por lá. Claro, essas estavam sempre mais cheias que as outras. Não foi uma tarefa tão fácil, mesmo com o mapinha que eles dão indicando as barracas participantes, mas com certeza foi divertido! Outra vantagem é que o Chococard dá desconto para comprar os chocolates das marcas participantes.

Bom, com ou sem Chococard o evento é legal DEMAIS! A cidade de Perúgia é toda fofa e trabalhada no medievalzinho e cheeeia de lojas e comércio legais que ficam abertos também durante o evento. Eu não sabia se olhava pras barracas de chocolate ou pras lojinhas!

Pra chegar no centrinho da cidade, que fica no topo de uma colina, a experiência já começa legal: você precisa necessariamente ir por dentro do antigo castelo Rocca Paolina, que tem mais de 500 anos! Eles instalaram escadas rolante pra você ir subindo do estacionamento até o topo, por dentro do castelo. Mesmo os ônibus da cidade param nesse estacionamento e de lá as pessoas começam a subir para o centro pelas escadas rolantes. É no mínimo inusitado um castelo em ruínas com escadas rolantes!

A organização também era excelente: além dos ônibus normais, que já vão da estação de trem à base do centrinho, ainda tem o tal do Chocotrain que é na verdade um ônibus aberto todo fofo que te leva até lá pelo mesmo caminho do ônibus normal, porém custa mais caro né, afinal é um frufru extra.

O Chocotrain custou 5 euros pra ir e voltar da estação de trem de Perúgia até o centro; o ônibus normal custava em torno de 1,50 cada trecho. No fim, não achei que valeu a pena pegar o Chocotrain, pois janela aberta no frio do cão que estava não foi legal e ainda por cima tocava uma música alta e trevosa o caminho todo, que durou uns 20 minutos. Além disso, são só 2 euros de diferença para o ônibus, mas pensa que pra um casal fazendo a conversão essa pequena diferença acaba sendo de 16 reais… melhor o busão mesmo!

Outra coisa bacana desse festival é que eles fazem esculturas imensas de chocolate. Como o tema da feira esse ano era Chocolate e Música então fizeram várias esculturas de instrumentos musicais, beeem legal!

 

 

Mas vamos então às dicas das marcas que mais gostei por lá:

Caffarel

Essa marca italiana de Turim se gaba de ser uma das primeiras a produzir chocolate na Itália e também de ser a primeira a fazer a mistura de cacau e gianduia, dando aquele gostinho de Nutella que a gente tanto ama. O carro chefe deles é o Gianduiotto criado em 1865. No stand deles estavam fazendo testes cegos e distribuindo chocolate pra quem participava. O apresentador só falava com as pessoas em italiano, então como não falo um “ai” fiquei de fora da brincadeira, mas foi divertido ver os testes cegos! Claro que o Caffarel sempre ganhava!

Ritter Sport

Eu não conhecia esse chocolate alemão mega famoso que inspirou o formato do nosso Talento, da Garoto. Porém, as semelhanças param por aí, porque o Ritter é bom MESMO e o Talento é trevas né, gente. Dei uma exagerada e comprei uma boa quantidade deles pra trazer pro Brasil, como vocês podem ver na foto. O da embalagem azul claro, “Alpine Milk”, é produzido e estrelado pelo próprio Deus; é a única explicação pra essa maravilha.

Pernigotti

Criada no piemonte na mesma época da concorrente e vizinha Caffarel, essa marca também é toda trabalhada na gianduia e briga pelo título de melhor e mais tradicional Gianduiotto. Achei as duas marcas igualmente boas, mas o Pernigotti foi o chocolate preferido do meu marido! Eu prefiro chocolate ao leite sem esse sabor de Nutella, mas pra quem gosta é o paraíso!

Bacio da PeruginaNão é à toa que esse festival é realizado em Perugia; afinal, é o local onde é fabricado um dos mais famosos chocolates da Itália, o Perugina. A menina dos olhos deles é o Bacio, essa trufinha famosa no mundo todo! Uma delícia! Essa marca varia mais nos sabores e não é tão focada em gianduia como as outras, tem muitas opções com frutas como banana, limão, passas… Aproveitamos e experimentamos vários deles!

Mas posso falar? De todos esses chocolates que comi por lá nenhum superou o meu mais amado e adorado Cadbury. Esse chocolate inglês baratinho é um desespero de perfeito. Não vende muito na Europa nem nos EUA (até tem, mas é meio difícil de achar). Mas no Reino Unido ele é rei! Se um dia você topar com ele, compre, porque é a perfeição purinha!

Depois do festival, encontrei muitos dos chocolates que estavam na feira nos supermercados de toda Itália por preços bem parecidos… Então não é uma coisa que você só encontra se for ao festival. Mas a experiência de estar lá é única e super recomendo!

A tristeza agora é voltar pra nossa realidade brasileira onde não temos um chocolate que se compare a esses europeus… Isso é bastante revoltante para nós, chocólatras! O jeito é fazer durar o máximo que der esse estoquinho que eu trouxe e depois se render ao preço caro dos Lindts nos nossos supermercados!

E você, me conta qual seu chocolate preferido?

Post Author: Ana Campos

Deixe uma resposta