Segunda, dia 06 de Maio, ocorreu mais uma edição do tradicional evento beneficente Met Gala. O baile junta fundos para o Anna Wintour Costume Center, que faz parte do Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque. Ele inaugura a exibição anual do instituto e sempre reúne as mais badaladas celebridades cruzando seu tapete vermelho (ou deveria dizer rosa?) para o famoso coquetel e posterior jantar.
Como nas vezes anteriores, o baile seguiu um tema, que também cotuma ser o tema da exposição que seguirá no Museu. Este ano foi “Camp: Notes on Fashion” e a maior parte dos convidados embarcou na proposta, com looks bem diferentes e originais. O termo camp costuma ser usado no inglês para detonar algo exagerado, artificial, teatral ou ainda pejorativamente algo brega, de mau gosto, cafona.
Logo, o que imaginar dos looks que normalmente eles já são exagerados para este evento? Bom, se você acompanhou as manchetes dos últimos dias você já sabe muito bem. Com entradas que foram na verdade performances, vimos Lady Gaga trocar de roupa 3 vezes no tapete vermelho, Zendaya virar Cinderela com direito a fada madrinha e vestido luminoso, Katy Perry de candelabro e muitas, muitas plumas e paetês.
Mas não é sobre as mulheres que viemos falar aqui no post. Elas já costumam ser as almas dos eventos de moda e como a parte feminina está bem mais a frente do que a masculina em diversos sentidos no mundinho fashion, já estamos acostumados a esperar um show a parte das mesmas.
O que surpreendeu esse ano foi a presença, engajamento e originalidade dos homens. Sim, eles sempre estiveram lá mas dificilmente brilhavam ou se destacavam com seus tradicionais smokings e gravatinhas borboleta. Poucos eram os que se arriscavam e usavam algo diferente. Este ano foi perceptível como tudo isso mudou.
Com a moda tendo cada vez menos gênero definido, os guarda-roupas femininos e masculinos ficando mais parecidos e as tendências fashion valendo tanto para homens quanto para mulheres, as portas estão finalmente abertas para que todos possam experimentar, se divertir e arrasar nos red carpets da vida. Para as celebridades, inclusive, fica até feio não embarcar na onda e querer bancar o tradicional. Afinal, elas que costumam ditar a moda. Logo, foi muito bom ver tantos homens com looks maravilhosos, dentro do tema e sem medo de arriscar. Grande parte deles se deu bem e brilhou muito no evento.
As falhas, ao meu ver, ficaram em sua maior parte justamente com os que tiveram medo e optaram por um look seguro e até ultrapassado para um evento como esse. Fosse um red carpet qualquer, poderia passar batido mas não se comparece, ao que hoje é o maior evento de moda do mundo, com medo de arriscar e sem nenhuma originalidade.
Escolhemos aqui os nossos favoritos e na galeria abaixo botamos todos os looks para você que não conseguiu acompanhar.