Como montar um look

Ok, nós (e vários outros lugares por aí) estamos sempre sugerindo looks, falando de tendências e jogando inspirações para vocês. Mas muita gente, em especial quem só recentemente passou a pensar em moda, look e como se vestir melhor, acaba ficando perdida. Há até quem diga que não nasceu pra isso, que acha que não se veste bem mas nem sabe por onde começar e acaba desistindo de dar um up no guarda-roupa.

Por isso, resolvemos dar algumas dicas de como começar a montar um look. Claro, são só sugestões e cada um tem sua própria maneira de escolher o visual que vai arrasar por aí, mas para quem não tem nem ideia de por onde começar já pode ser uma grande ajuda. Então presta atenção nesses tópicos e já arrisca o look da próxima baladinha!

1. Peça chave

Para começar a montar um look o primeiro passo é escolher uma peça chave. Mas o que seria isso? A peça chave é aquilo que vai se destacar no seu look. A partir desta peça você vai escolher as outras peças para combinar com ela. Pode ser uma camisa maravilhosa, uma calça descolada, um super tênis ou até um acessório como um chapéu, corrente ou pulseira. Isso não quer dizer que um look só possa ter uma peça de destaque mas para você começar a montá-lo é melhor ter um ponto de partida só. No mais, se você está começando é melhor ter um destaque só para não correr o risco de criar conflitos no visual.

2. Ligue os pontos

Lembra daquele joguinho que tinha em toda revistinha de passatempo da infância onde você tinha que juntar os elementos de um lado com os da mesma família do outro lado? Bom, esse é basicamente o próximo passo. Uma vez escolhida a peça chave você vai escolher as outras baseadas nela. O critério você escolhe: pode combinar pelas cores, pelo material da roupa, pelo estilo… Escolheu uma blusa rosa? Então que tal pensar num look candy combinando com peças claras como azul bebê e branco? Ou talvez um look monocromático rosa… Escolheu uma jaqueta de couro? Então que tal pegar o estilo todo “motoqueiro” e combinar com peças pretas, talvez um coturno… Escolheu um short florido? Então talvez uma vibe praia com peças de linho, cores claras ou vivas…

3. Tentativa e erro

Bom, o básico você já fez. Mas calma! As vezes mesmo peças com cores parecidas, da mesma família ou de material similar podem ainda assim não combinar. Mas como você vai saber isso? Testando! Sim, isso significa que você vai colocar e tirar algumas combinações antes de chegar no look final. As vezes uma modelagem não casa com outra, na sua cabeça estava de um jeito mas ao vivo não ficou tão bom… Mistérios que nunca vamos descobrir. Logo, a única saída é tentar quantas vezes for preciso. Depois de tanto fazer testes você só de olhar as roupas já vai ter uma boa ideia se uma casa com a outra ou não mas inicialmente vai ter que experimentar. Por isso é bom separar um tempo pra se arrumar antes de sair de casa.

4. Conheça sua silhueta

Já cansamos de falar que não existe isso de que corpo tal pode usar um estilo e o outro corpo não pode. É tudo questão de gosto e objetivo. Logo, conhecer a sua silhueta não é obedecer o que os “manuais” antigos da moda falavam. Você não precisas alongar nada, não precisa afinar nada nem esconder nada. O que você precisa é saber como é seu corpo para atingir o seu objetivo com a roupa escolhida. Sua bunda é grande. Você quer esconder ou ressaltar? Seus ombros são estreitos. Você não tá nem aí ou você queria que eles parecessem maiores hoje pra equilibrar com aquela calça que escolheu? Autoaceitação é essencial para poder evoluir seu visual. Seu corpo, suas regras 😉

5. Acessorize-se

Bom, a essa altura você já deve ter escolhido pelo menos o básico como uma parte de cima, uma parte de baixo e um calçado, certo? A não ser que você já tenha começado por um acessório, o que, se for o caso, já te deu um adianto! Mas se não, então agora é a hora. Acessórios vão ressaltar seu look. Eles fazem você passar do básico e dão um tchan a mais na produção. Então, de vez em quando tente se fazer usar algum acessório que tenha a ver com seu look. Uma corrente em looks mais urbanos, relógios analógicos em looks mais tradicionais, bonés para looks mais street ou chapéus para looks mais destacados. Novamente, é só ligar os pontos.

6. Menos é mais

Quando estamos começando é sempre bom ir com calma pra ir pegando as manhas ao longo do caminho. Para montar looks não é diferente. Vá com calma e vá sempre. Nada de muitas sobreposições, acessórios demais ou misturar muitas cores e estampas. Ao menos não para começar. A medida que você for se acostumando com as peças e em combiná-las aí você vai aprendendo a brincar com elas. E mesmo que as vezes você erre, tudo bem. É assim que aprendemos, né? Mas esse tradicional ditado vale aqui também. Menos é mais na maioria dos casos.

E aí, pronto para começar? Se você sempre teve dificuldade pra começar a montar um look conta pra gente se nossas dicas ajudaram! E mostra o que fez usando a hasthag #LookDestilos e marcando a gente (@blogdestilos) no instagram! Aproveita e segue nossas pastas no Pinterest para muitas inspirações!

 

 

Post Author: Marcio Oliveira

Deixe uma resposta