A nova tendência dos gorros

Que com a queda das temperaturas algumas acessórios costumas sair das gavetas todo mundo já sabe. Que o gorro é um desses acessórios nós até já falamos aqui, nos hits do inverno. Mas que além de proteger do frio ele agora está sendo simplesmente usado como acessório fashion talvez seja uma novidade.

Cabeça quente?

Se esfriou é claro que vamos procurar peças quentinhas e confortáveis para nos aquecer, certo? Se elas forem estilosas, um tanto quanto melhor. Luvas, cachecóis, casacos e… gorros! Sim, o gorro sempre teve sua função bem definida e seu material macio e mais grossinho (normalmente é feito de lã ou material similar) sempre serviu para aquecer nossas orelhas e cabeça como um todo.

Por muito tempo inclusive ele não foi considerado nem um pouco fashion, com muitas pessoas preferindo enfrentar o frio de cabeça livre do que usar a peça. Com a evolução da moda e o avanço do street & urban wear nas passarelas e armários isso foi mudando. Esses estilos urbanos se servem de roupas confortáveis, simples e do dia-a-dia para criar look despojados e modernos. Muito ligados a juventude e aos esportes, suas composições primam não só pelo estilo mas pelo conforto também.

Assim, o gorro foi promovido de apenas um acessório útil para também um acessório fashion.

Dando a volta

Agora a moda, como sempre, faz uma reviravolta. Como estamos cansados de saber, muitos acessórios com o tempo foram perdendo sua utilidade ou as deixando em segundo plano. Dificilmente alguém hoje em dia usa cinto ou suspensórios para segurar suas calças. Apesar dessa ser sua função original essas peças hoje são muito mais estéticas do que qualquer outra coisas. Também pode-se dizer o mesmo de chapéus e bonés, que se tinham em sua origem a função de proteger a cabeça e a visão do sol hoje são usados de noite tranquilamente… Ou alguém acha que viseiras de acrílico transparente são uma proteção eficiente?

Bom, eis que o gorro segue o mesmo caminho. Se antes as pessoas poderiam deixar de usá-lo para se aquecer por causa de sua aparência, hoje muitas o usam não pela sua função mas justamente pelo modo como ele compõe o visual. E isso está mais do que explícito no novo modo como ele vem sendo usado (e até mesmo vendido) por aí.

O “novo” jeito de usar gorro

A nova tendência na forma de vestir o gorro já vem circulando há um tempo por aí mas somente agora pode-se dizer que essa moda se popularizou. Basta você sair na rua que você deve achar alguém usando o gorro deste jeito. Especialmente se for para algum lugar com jovens, com uma pegada mais street style ou de amantes da moda.

Ah, você ainda não sabe como é? É bem simples na verdade. Sabe quando você colocava seu gorro e dobrava a parte debaixo para se adequar a sua cabeça? Bom, é só ir dobrando mais. Mais até não proteger mais suas orelhas. Mais até o gorro ficar ocupando apenas a parte bem de cima da sua cabeça. Pronto. Diminui aquecimento? Diminuiu. Mas ganhou em estilo! rs

A verdade é que apesar da pouca eficiência em sua função original adoramos essa tendência. É um novo modo de usar um velho acessório. Algumas lojas já estão até vendendo eles dessa forma (inclusive com fechos como o do boné na parte de trás). Aqui pelo Brasil, onde não temos um frio muito rigoroso, esse modo de usar o gorro funciona bem, já que não precisamos de tanta proteção.

E aí, o que você achou? Vai usar ou já está usando essa nova moda? Conta para a gente e se já tá com o look montadinho com o gorro todo dobrado mostra pra gente no instagram usando a hashtag #LookDestilos e marcando @blogdestilos por lá. Se ainda não se decidiu dá uma olhada nos looks inspiração que colocamos na nossa posta Gorros no nosso pinterest.

 

Post Author: Marcio Oliveira

Deixe uma resposta